Concurso Docentes

Concurso Docentes

O cargo inicial de docentes na Universidade de São Paulo é o de Professor Doutor, sendo que o cargo de Professor Titular é o mais elevado do patamar da carreira. Entre essas duas gradações para os docentes que possuem o título de livre-docente automaticamente passam a exercer a função de Professor Associado.

 

Há três regimes de trabalho de docentes na Universidade sendo eles:

 

  • Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa 40 (quarenta) horas semanais (RDIDP), é um regime especial de trabalho com a finalidade de estimular e favorecer a realização de pesquisa científica, assim como, correlatamente, contribuir para eficiência do ensino e da difusão de conhecimentos para a comunidade. O docente em RDIDP obriga-se a manter o vínculo empregatício exclusivo com a Universidade de São Paulo (USP), com atividades permanente na Unidade respectiva, vedado o exercício de outra atividade pública ou privada.
  • Regime de Turno Completo (RTC), também um regime especial, obriga-se a trabalhar na Universidade 24 (vinte e quatro) horas semanais em atividades de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.
  • Regime de Turno Parcial (RTP) obriga-se a trabalhar na Universidade 12 (doze) horas semanais em atividades de ensino.

 

O docente em Regime de Turno Completo (RTC) ou Regime de Turno Parcial (RTP), respeitadas as normas legais sobre acumulação, poderá exercer outra atividade pública ou privada, compatível com o respectivo regime.

 

A permanência em um determinado regime de trabalho não é definitiva, podendo o docente, a qualquer tempo, por decisão dos órgãos universitários competentes, ser transferido de um regime de trabalho para o outro, observados os preceitos regimentais vigentes.

 

Para candidatar-se a uma vaga docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo é necessário apresentar requerimento preenchido dirigido ao Diretor da Escola acompanhado de cópias dos seguintes documentos:

 

  • cópia reprográfica do documento de identificação (cópia acompanhada de original, para conferência);
  • memorial, em dez cópias;
  • prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, ou de validade nacional ou reconhecimento junto aos órgãos competentes (cópia frente e verso, acompanhado de original, para conferência);
  • prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;
  • titulo de eleitor e comprovante de votação da última eleição (todos os turnos), prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia acompanhada de original, para conferência).

 

Assistente Acadêmica

Rosa Maria Sampaio

 

Setor Concursos 

Marcos Roberto Vieira

 

Horário de atendimento 

2ª a 6ª das 8h30 às 11h30 e das 14h00 as 16h30

 

Contato 

(11)3091.4338