AUXÍLIO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

2. Auxílio Participação em Eventos Científicos - AVG

2.1 - Finalidade

Apoiar a participação de pesquisador, com desempenho destacado em sua área de atuação, em eventos científicos no exterior, tais como:

a)      congressos e similares;

b)      intercâmbio científico ou tecnológico; ou

c)      visitas de curta duração, para aquisição de conhecimentos específicos e necessários ao desenvolvimento da pesquisa científica ou tecnológica e/ou de inovação.

2.2 - Requisitos e condiçõespara o proponente

a)      ter título de doutor ou de livre docência;

b)      ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. A atualização das informações do currículo Lattes é de total responsabilidade do proponente;

c)      ter domínio do idioma do evento, visita ou intercâmbio;

d)      apresentar, no momento do envio da proposta, carta convite ou de aceitação da organização do evento, para os casos de visitas, intercâmbios ou participação em congressos e similares na qualidade de palestrante, coordenador de sessão ou outras atividades afins;

 

 

e) apresentar texto submetido ao comitê avaliador do evento;

f) manter em sua guarda carta de aceite do(s) trabalho(s) apresentado(s) em congressos e similares;

g) cumprir interstício de 2 (dois) anos para a nova concessão, no caso de pesquisador que já tenha usufruído de Auxílio Participação em Eventos Científicos (AVG). [1]

Nota:Esta modalidade de auxílio é preferencialmente concedida para bolsistas de Produtividade em Pesquisa e de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora categoria II do CNPq ou a pesquisadores não bolsistas. Somente será concedida a bolsistas da categoria I em casos de altos custos de viagem.

2.3 - Duração

a)      congressos e similares: em função da quantidade de eventos e suas respectivas durações; e

b)      visitas e intercâmbio: até 30 (trinta) dias.

2.4 - Itens de Custeio Financiáveis

Os recursos concedidos são destinados a despesas com:

a)      Passagem aérea internacional;

b)      Diárias no exterior, conforme valores estabelecidos na Tabela de Valores de Diárias para Auxílios Individuais e Bolsas de Curta Duração.;

Nota: O proponente deverá observar as orientações do Manual de Utilização de Recursos Financeiros e Prestação de Contas.

2.5. Envio, análise e julgamento das propostas

2.5.1 -As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico de propostas, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 90 (noventa) dias antes do início da atividade ou evento.

2.5.2 - Será considerada para análise apenas uma proposta por evento por proponente.

2.5.3 - As propostas serão julgadas pela Diretoria do CNPq, subsidiada por análise da área técnica e pareceres de consultores ad hoc.

2.6. Disposições Finais

2.6.1 - Casos omissos ou excepcionais serão deliberados pela Diretoria Executiva do CNPq.