Comunicados

Devolução de exemplares excedentes de teses

Antes da criação da Biblioteca Digital de Teses da USP era obrigatório encaminhar para a Biblioteca da ECA

dois exemplares de cada trabalho,  para que um deles pudesse circular normalmente. Hoje, quando a versão

eletrônica está disponível, não é mais necessário manter 2 exemplares impressos no acervo.  Por esse motivo,

estamos oferecendo aos autores um dos exemplares de trabalhos que se enquadram nessa situação. 

Os interessados em recuperar seu material devem se entrar em contato com a  Seção de Aquisição da

 Biblioteca até 21.12, 2017, pelo e-mail  ecabiblioteca.aquisicao@usp.br ou  pelo telefone:

(11) 3091.4017

Veja aqui a lista completa dos trabalhos disponíveis.

5 de outubro de 2017

 

Redução de horário a partir do dia 01 de agosto

Devido à implantação do controle eletrônico de frequência, os funcionários do período noturno estão impedidos de terminar seu expediente após as 22 horas, pois isso obrigaria a Universidade a pagar o adicional noturno.

Na prática, nossos funcionários temm conseguido fechar a Biblioteca em média 5 a 10 minutos, após as 22 horas, para atender os últimos usuários em suas urgências. Com o novo sistema de controle de frequência, isso não será mais possível.

Por esse motivo, lamentamos informar que a Biblioteca passará a fechar às 21h45.

A mudança começa a valer a partir do dia 01 de agosto, quando retornam as aulas. Até lá, continuamos atendendo no horário da 8 às 19 horas.

Agradecemos pela sua compreensão.

25.07.2017

USPnet desativada

A USPNet foi desativada na ECA (em breve o será em toda a USP). O acesso à rede sem fio será feito apenas pela Eduroam. Por esse motivo, lamentamos informar que, no momento, não será mais possível a distribuição de senhas para visitantes.

Confiram as instruções para acesso enviadas pelo pessoal de informática da Escola (válidas apenas para usuários USP ou de instituições que tenham acesso à Eduroam):

Configuração manual

Configurações de Autenticação de Usuário:
O protocolo de autenticação é o EAP, escolher o tipo PEAP ou TTLS. Em sistema Android o TTLS funciona melhor.
Método de Autenticação é MS-CHAPv2.

Credenciais do usuário

Usuário: o número USP com o sufixo @usp.br (exemplo: 123456@usp.br).
Senha de acesso: corresponde à senha única de acesso ao USPdigital. É possível recuperar a senha em:
https://id.usp.br/senha-unica

Alguns sistemas operacionais conseguem detectar automaticamente as configurações de autenticação e por isso, na primeira vez que você for utilizar e configurar o eduroam, os formulários virão preenchidos com sugestões. Geralmente é suficiente aceitar essas sugestões e fornecer o seu número USP e a senha.

Configuração automática:
Utilize o link abaixo para fazer o download de executáveis que configurarão automaticamente o eduroam no seu dispositivo.
https://cat.eduroam.org/?idp=761

Links úteis:
http://eduroam.usp.br/
https://www.eduroam.org/

21.07.2017

Mudança do acervo

Está em andamento, desde o dia 18/10, a mudança do nosso acervo. Fazem parte do processo: desmontagem, transporte e remontagem de estantes; remanejamento dos acervos; mudança no layout das salas. Parte do trabalho está sendo feita por uma empresa contratada, parte pelos próprios funcionários da Biblioteca. Não é possível evitar ruído, dificuldades na circulação de pessoas e interrupções no acesso ao acervo em mudança. Provavelmente será necessário interrromper o atendimento e o empréstimo em alguns momentos. Pedimos desculpas pelos transtornos.

01.11.2016

 

Teses e dissertações sem versão eletrônica

A Biblioteca da ECA começou a fazer a submissão das teses e dissertações defendidas na Escola para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD/USP) em 2013. Alguns trabalhos, entretanto, não puderam ser cadastrados, pois os CDs depositados pelos alunos na Pós-Graduação apresentavam diversos tipos de problemas.

Os trabalhos impressos foram cadastrados no Banco de Dados Bibliográficos da USP e estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca, sem a versão eletrônica.

As teses e dissertações nessa situação são as seguintes:

Adriano Marcelo Cypriano (2015)  -  falta CD
Agenor Bevilaqua Sobrinho (2015)  -  CD com senha
Alexandre Siqueira de Freitas (2012)  -  falta CD; apenas 1 ex. da tese impressa.
Anderson Cavalcante Rei (2014)  -  falta CD
Carlos Eduardo Sandano Santos (2014)  - CD não abre
Cibele Roberta Sugahara (2011)  -  falta CD da versão corrigida
Cristina Marques Gomes (2012)  -  falta CD da versão corrigida
Daisy Alves Fragoso Galvão (2015)  -  não veio CD
Dalila Camargo Martins (2015)  -  CD  não abre
Diego Frank Marques Cavalcante (2015)  -  CD corrigido vazio
Fabiana Maria Silva (2012)  -  falta CD
Fernanda Carla Machado Oliveira (2013)  -  CD da versão corrigida não abre
Flávia Scheye Spirópulos (2014)  -  versão corrigida não abre
Laura Santana (2013)  -  CD não abre
Luciana Félix Macedo (2014)  -  CD não abre
Marcelo Moreira Berg (2015)  -  falta CD
Marcia Aparecida Ortegosa (2013)  -  falta CD
Márcia Prado Abujamra (2015)  -  não disponibilizar (resguardo)
Marcio Souza Martins (2012)  -  falta CD  original ou corrigida
Maria Everalda Almeida Sampaio (2014)  - CD não abre
Milena Szafir (2015)  -  falta CD
Rodrigo Severo dos Santos (2015)  -   não disponibilizar (resguardo)
Vanessa Sena Gabriel (2011)  -  falta CD
Wagner Passos de Souza Pinto (2014)  -  falta PDF da tese corrigida

27.09.2016

 

Reforma da Biblioteca

No mês de agosto vai começar a reforma da Biblioteca da ECA. Na semana de 01 a 05 de agosto teremos movimentação de funcionários no salão de leitura e acervo, preparando o local para as reformas.

No dia 05.08, sexta-feira, o acervo de livros será coberto com proteção plástica, para evitar que seja atingido pela poeira da obra civil. Por esse motivo, o empréstimo desses materiais  será suspenso a partir das 14 horas, mas a Biblioteca continuará atendendo até as 20 horas. Fecharemos às 20 horas para liberar o balcão e movimentar equipamentos e mobiliários para um local provisório. A Seção de Audiovisuais funcionará normalmente até as 20 horas, inclusive para empréstimo de partituras,  DVDs e CDs.

Nos dias 06 e 07 de agosto (sábado e domingo) será executada a demolição do balcão de concreto da entrada e de paredes internas.

Segunda-feira, dia 08 de agosto, a Biblioteca abrirá ao público às 10 horas, após a limpeza e instalação de uma estrutura de atendimento provisória.  Nesse momento, a entrada da Biblioteca continuará no mesmo local.

O prazo para conclusão da reforma da Biblioteca e do saguão de entrada no prédio central da Escola, previsto em contrato, é novembro deste ano.

Antes do término das obras civis, será necessário remanejar todo o acervo, adquirir algumas novas peças de mobiliário, desmontar e remontar as estantes deslizantes, modificar todo o layout interno. A parte mais pesada e complexa dessas modificações será feita por uma empresa, mas os funcionários da Biblioteca terão que fazer o remanejamento do acervo de livros.

Esse processo deve acontecer em meados do semestre, antes da conclusão da reforma física. No momento não temos como precisar a data, pois isso depende do andamento da reforma e do remanejamento das estantes deslizantes. Avisaremos a comunidade assim que tivermos uma data definida.

Provavelmente será necessário fechar a Biblioteca por alguns dias durante o remanejamento  do acervo, mas faremos o possível para reduzir ao mínimo o período de fechamento.

Infelizmente, não será possível fazer a reforma no período de férias. O plano inicial era realizar as etapas mais complicadas da mudança do acervo no mês de julho, mas, devido à ocupação do prédio da Escola, não foi possível fazer o pregão para contratar a empresa.

Durante todo o período de reforma, teremos transtornos e situações de desconforto, pelos quais pedimos desculpas antecipadamente.

Concluído o processo, a entrada da Biblioteca será pelo saguão do prédio central, o que facilitará bastante o acesso e reduzirá problemas de segurança.

Por favor, fiquem atentos às novas informações que divulgaremos pelo nosso site, blog e perfis nas redes sociais.

29.7.2016

Acesso aos conteúdos do Portal de Periódicos da CAPES

A partir de 06 de maio,  o acesso aos conteúdos assinados pela CAPES ocorrerá exclusivamente pelo Portal de Periódicos, e não mais diretamente pelo site do editor, por decisão da própria CAPES (Ofício nº 31/2016-CGPP/DPB/CAPES).

O Departamento Técnico do SIBiUSP comunicou que os títulos da CAPES disponíveis na lista de revistas eletrônicas  sofrerão problemas com seus links, assim como a busca dos conteúdos da CAPES pelo Portal de Busca Integrada da USP, mas que estão procurando formas de solucionar esses problemas junto à empresa responsável pela manutenção dos sistema de busca tanto da USP quanto da CAPES.

Estamos à disposição para mais informações ou esclarecimentos.

 

Renovação de assinaturas de revistas

Desde o ano passado as bibliotecas da USP têm encontrado dificuldades na renovação das assinaturas de revistas. Em 2015 nenhuma assinatura foi renovada. Os títulos impressos não serão entregues e, por enquanto, ficaremos com falhas nas coleções. No caso dos títulos online, os acessos ficam bloqueados, mas quando a assinatura é paga, o acesso é liberado para os fascículos de todos os anos.

Para 2016, até o momento foram assinados os títulos internacionais de prioridades 1 e 2 nos formatos online, impressos e ambos. As prioridades são definidas pelos professores da ECA/USP.

 As assinaturas nacionais não foram renovadas para 2015 e 2016. Só o jornal O Estado de S. Paulo foi renovado por seis meses (até maio deste ano), com verba da Biblioteca.  

Não há previsão para pagamentos dos títulos nacionais e nem dos internacionais de prioridade 3.

Formato

Total de assinaturas

Pagos para 2016 (prioridades 1 e 2)

Acesso online

45

30

Acesso print/online

17

10

Impressos

72

52

Total

134

92

Esclarecemos que o serviço de assinaturas é responsabilidade do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) e depende de liberação de verbas pela Reitoria.

Abaixo,  a relação dos 92 títulos assinados em 2016. Os títulos online devem ter o acesso liberado inclusive para os números de 2015 e anos anteriores.

1895 : REVUE D'HISTOIRE DU CINEMA

ADE - TEATRO 

AEJMC NEWS 

AMERICAN PHOTO 

ARTIST 

ARTNEWS 

AVANT-SCENE DU THEATRE (L') 

B AND W MAGAZINE 

BULLETIN OF THE COUNCIL FOR THE RESEARCH IN MUSIC EDUCATION 

CAHIERS DE LA DOCUMENTATION 

CAHIERS DU CINEMA 

CANADIAN JOURNAL OF COMMUNICATION 

CARACTERE 

CERAMICA: KERAMOS 

CHORAL JOURNAL 

CINEFEX 

CINEMACTION 

CINEMAS D'AMERIQUE LATINE 

CIRCUIT: MUSIQUES CONTEMPORAINES 

CLAY IN ART INTERNATIONAL 

COLLECTION MANAGEMENT 

COMMUNICATION ARTS 

COMMUNICATION ET LANGAGES 

CONTINUUM: JOURNAL OF MEDIA AND CULTURAL STUDIES 

CRITICAL ARTS JOURNAL 

CRITICAL STUDIES IN MEDIA COMMUNICATION 

CRITIQUE D'ART 

D'ARS: PERIODICO DE ARTE CONTEMPORANEA 

DIRIGIDO POR:REVISTA DE CINE 

EDUCATION FOR INFORMATION 

ETHNOMUSICOLOGY FORUM 

FASHION THEORY 

FILM QUARTERLY 

FRANCE GRAPHIQUE (LA) 

GRASSROOTS EDITOR 

GUITAR REVIEW 

HISTORICAL JOURNAL OF FILM, RADIO AND TELEVISION 

HISTORY OF PHOTOGRAPHY 

HUMANISME ET INTERPRISE 

IDEA: INTERNATIONAL ADVERTISING ART 

INSTRUMENTALIST 

INTERNATIONAL JOURNAL OF COMIC ART 

ITALIA GRAFICA 

JOURNAL OF ADVERTISING RESEARCH 

JOURNAL OF CONSUMER RESEARCH 

JOURNAL OF ELECTRONIC RESOURCES LIBRARIANSHIP 

JOURNAL OF GRAPHIC NOVELS AND COMICS 

JOURNAL OF INTERNATIONAL COMMUNICATION (THE) 

JOURNAL OF MATHEMATICS AND THE ARTS 

JOURNAL OF MEDIA ECONOMICS 

JOURNAL OF NEW MUSIC RESEARCH 

JOURNAL OF PUBLIC RELATIONS RESEARCH 

JOURNAL OF RADIO AND AUDIO MEDIA 

JOURNAL OF SCREENWRITING 

JOURNAL OF SUSTAINABLE TOURISM 

JOURNAL OF TRAVEL AND TOURISM MARKETING 

LA REVUE DE LA CERAMIQUE ET DU VERRE 

LE MONDE DIPLOMATIQUE 

LEISURE RECREATION AND TOURISM ABSTRACTS 

LIBRARY QUARTERLY 

LIBRI INTERNATIONAL LIBRARY REVIEW 

L'INFINI 

LIVRES HEBDO 

MANAGING INFORMATION 

MECHADEMIA: AN ANNUAL FORUM FOR ANIME, MANGA AND THE FAN ARTS 

MEDIA DEVELOPMENT 

MEDIA HISTORY 

MONDE DE LA MUSIQUE, LE 

MUSIK UND BILDUNG 

PERCUSSION NEWS 

PERCUSSIVE ARTS SOCIETY MEMBERSHIPS 

PERCUSSIVE NOTES 

PERFORMANCE RESEARCH 

PHOTO 

PRIMA COMUNICAZIONE 

PRIMER ACTO 

REFERENCE LIBRARIAN 

REVUE DE MUSICOLOGIE (REVUE FRANÇAISE DE MUSICOLOGIE) 

RITMO 

SCHOLASTIC ART 

SCREEN PRINTING 

SIPARIO 

TELEVISION 

THEATRE PUBLIC 

TRAFIC : REVUE DE CINEMA 

UBEN UND MUSIZIEREN