Laboratórios e Grupos de Pesquisa

LABORATÓRIOS

• Laboratório de Informação e Memória das Artes Cênicas (LIMCAC)

Aguarde informações.

• Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR)

Laboratório de Dramaturgia do Corpo surge no segundo semestre de 2006 no Departamento de Artes Cênicas/CAC, ligado ao Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes/ ECA, USP, Campus Butantã. Nossos encontros se organizam entre ensaios, espetáculos, intervenções urbanas, pesquisas contemporâneas sobre o fazer criativo com a ideia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de “escuta do corpo”. A partir de 2010, a relação do LADCOR com o programa de pós-graduação fica mais evidente em função do trabalho de orientação na pós-graduação.
LADCOR nasce como uma necessidade de se perceber e pensar em uma dramaturgia de corpo a partir de suas mudanças de estado, nas contaminações incessantes entre o dentro e o fora (o corpo e o mundo), o real e o imaginado, o que se dá naquele momento e em estados anteriores (sempre imediatamente transformados), assim como durante as predições, o fluxo inestancável de imagens, oscilações e recategorizações. Para mais informações acesse:

http://corpostransversos.org/ ou https://ladcor.wordpress.com/

GRUPOS DE PESQUISA

• Centro de Pesquisa em Experimentação Cënica do Ator (CEPECA)

Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da Escola de Comunicações e Artes da USP, tem como objetivo principal reunir pesquisadores que estudem a prática do ator. O grupo, com professores, pós-graduandos e interessados na área - com ou sem vínculo com a USP, se reúne todas as quintas-feiras das 10h às 14h, na sala 22 do Departamento de Artes Cênicas (CAC), sob a coordenação dos professores Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. Para mais informações acesse:

www2.eca.usp.br/cepeca/

• Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade

Aguarde informações.

• Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (LAPETT)

LAPETT grupo de Pesquisa coordenado por Sayonara Pereira começou sua atuação prática em março/2011 e é credenciado pelo CNPq e pela ECA desde o 2º semestre de 2012. O grupo de pesquisa tem como intuito dialogar com ensino e pesquisas acadêmicas, tanto na graduação como na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes/Departamento de Artes Cênicas da USP, através de aulas expositivas, seminários, oficinas de técnicas de danças – cênicas com o objetivo de aperfeiçoar os alunos e pesquisadores  a partir dos paradigmas do Tanztheater de Kurt Jooss, em diálogo com a contemporaneidade. Com a consolidação deste núcleo espera-se que sejam cada vez mais elaboradas e desenvolvidas monografias, teses, artigos, peças coreográficas, e experimentações cênicas em dialogo com diferentes linguagens.  Além disso, o LAPETT tem oferecido cursos de extensão e outras formas de produções artísticas complementares que tem contribuído tanto no aprimoramento dos seus integrantes, como também tem levado os pesquisadores do LAPETT, a praticarem um diálogo com outras comunidades externas a Universidade. Tomam parte das reuniões do LAPETT estudantes de graduação, pós- graduação e profissionais das artes da cena.   As reuniões do LAPETT acontecem semanalmente no CAC/ECA-USP. Para mais informações acesse:

• O Círculo - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena

Com uma proposição transdisciplinar, o grupo O CÍRCULO - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena tem como característica se debruçar sobre  investigações artístico-acadêmicas com respeito à contaminações, coabitações e convivências entre diversas artes da cena e todo fazer que possibilite fronteiras. O objetivo é proporcionar a investigação de poéticas  híbridas e seus desdobramentos em novos modos de pensar o teatro contemporâneo. Com este pensamento, o grupo pretende examinar as poéticas no campo da animação, do vídeo, do cinema, da performance, das artes visuais etc.