Laboratórios e Grupos de Pesquisa

LABORATÓRIOS

 

  • Laboratório de Informação e Memória das Artes Cênicas (LIMCAC)
    (Profa. Beth Azevedo)

O LIM CAC (Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP) faz parte do CDT - Centro de Documentação Teatral - da USP.O LIM CAC recebe e conserva documentação sobre pessoas e instituições ligadas ao teatro, organizando e conservando todo o material abrigado em seu acervo, procurando disponibilizá-lo à pesquisa através da consulta in loco ou de sua base de dados. Além disso, promove pesquisas relacionadas ao teatro paulista, com especial interesse pela perspectiva histórica e documental, como o Inventário de Cena Paulistana, por exemplo.

http://www2.eca.usp.br/cdt/home
 

  • Laboratório de Práticas Performativas
    (Profs. Marcelo Denny,  Marcos Bulhões, Antônio Carlos de Araújo e Silva e Ferdinando Crepaldi Martins)
Grupo de pesquisa teórica e prática sobre as relações entre a Arte da Performance e as diferentes linguagens artísticas, contribuindo para Teatro, Dança, Artes Visuais, Música, Cinema, Vídeo-Arte, Vídeo-Performance, Artes Digitais e Tecnológicas e promovendo o diálogo entre diversas áreas do conhecimento: Artes, Sociologia, Comunicação, Filosofia, Antropologia, Estudos de Gênero, Arquitetura, Urbanismo, Política.​
No ensino de graduação e na extensão vincula-se ao Departamento de Artes Cênicas, através da disciplina Práticas Performativas e da série de cursos Experimentos em Performance, realizados através de parcerias com UNESP e TUSP. Os Profs. Drs. Marcelo Denny, Marcos Bulhões, Antônio C. de Araújo e Silva e Ferdinando Martins, ministram diversas disciplinas e orientaram mais de 15 pesquisas de mestrado e doutorado no campo da Cena Contemporânea, do Teatro e da Performance no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (endereço site PPGAC) da ECA, USP.   
 
 
 
  • Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR)
    (Profa. Maria Helena Bastos)

Laboratório de Dramaturgia do Corpo surge no segundo semestre de 2006 no Departamento de Artes Cênicas/CAC, ligado ao Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes/ ECA, USP, Campus Butantã. Nossos encontros se organizam entre ensaios, espetáculos, intervenções urbanas, pesquisas contemporâneas sobre o fazer criativo com a ideia de uma prontidão cênica a partir do que chamamos de “escuta do corpo”. A partir de 2010, a relação do LADCOR com o programa de pós-graduação fica mais evidente em função do trabalho de orientação na pós-graduação. 
LADCOR nasce como uma necessidade de se perceber e pensar em uma dramaturgia de corpo a partir de suas mudanças de estado, nas contaminações incessantes entre o dentro e o fora (o corpo e o mundo), o real e o imaginado, o que se dá naquele momento e em estados anteriores (sempre imediatamente transformados), assim como durante as predições, o fluxo inestancável de imagens, oscilações e recategorizações. Para mais informações acesse: 

http://corpostransversos.org/ ou https://ladcor.wordpress.com/

 

GRUPOS DE PESQUISA

 

  • Centro de Pesquisa em Experimentação Cënica do Ator (CEPECA)
    (Prof. Eduardo Coutinho)

Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da Escola de Comunicações e Artes da USP, tem como objetivo principal reunir pesquisadores que estudem a prática do ator. O grupo, com professores, pós-graduandos e interessados na área - com ou sem vínculo com a USP, se reúne todas as quintas-feiras das 10h às 14h, na sala 22 do Departamento de Artes Cênicas (CAC), sob a coordenação dos professores Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. Para mais informações acesse: 

www2.eca.usp.br/cepeca/
 

  • Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade
    (Prof. Sérgio Carvalho)

Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade (LITS) é um centro de pesquisa e estudos coordenado pelo professor doutor Sérgio de Carvalho, do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, interessado nas relações entre representação artística e sociedade no teatro brasileiro e latino-americano. Seu objetivo é, acima de tudo, conectar trabalhos de pesquisa acadêmica e artística e, assim, gerar reflexões críticas sobre as interações entre formas teatrais, projetos de modernização e situações produtivas da vida cultural. Para isso, o laboratório investiga o teatro em suas relações sociais, históricas e em suas imbricações com outros campos de produção cultural, como o cinema, literatura e a canção. A tentativa é manter vivo o espírito crítico no campo da reflexão sobre arte.

https://labteatroesociedade.wordpress.com/

 

  • Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades (LAPETT) 
    (Profa. Sayonara Pereira)

O LAPETT – Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades-ECA-USP - coordenado pela professora Sayonara Pereira, é integrado por estudantes e pesquisadores das artes da cena, tendo começado sua atuação em março 2011. O LAPETT é credenciado pelo CNPq e pela ECA. As ações do LAPETT dialogam com o ensino e com as pesquisas acadêmicas, tanto na graduação como na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes /Departamento de Artes Cênicas da USP. Suas atividades acontecem através de aulas expositivas, seminários teórico-práticos, oficinas de técnicas de danças cênicas, com o objetivo de aperfeiçoar os alunos e pesquisadores dentro dos paradigmas do Tanztheater de Kurt Jooss (1901-1979), que pretende: lapidar as possibilidades que o intérprete traz no seu corpo, trabalhando as diferentes técnicas de dança, conhecendo diferentes formas de arte e, a partir deste material adquirido, ampliar as possibilidades para que o intérprete trabalhe com ótima precisão, sinceridade e humanidade em diálogo com diferentes manifestações artísticas. Desde sua consolidação o LAPETT tem elaborado e desenvolvido pesquisas, iniciações cientificas, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos, capítulos em livros, e peças coreográficas. Além disso, o LAPETT tem oferecido cursos de extensão com professores, e com artistas convidados. No intuito de contribuir no aprimoramento dos seus integrantes a direção do grupo tem realizado diferentes formas de produções artísticas complementares, oportunizando os pesquisadores, a praticarem diálogos com outras comunidades externas a Universidade. Por último os discentes de pós-graduação produziram textos que fazem parte do livro “Trajetórias Em Construção- Escritos Cênicos Dos Pesquisadores Do LAPETT ”, lançado pela Editora Prismas, em 2016, comemorando o 5º. aniversário do grupo. Para mais informações acesse:

https://lapettcia.wordpress.com/lapett/

 

  • O Círculo - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena
    (Prof. Felisberto Sabino da Costa)

Com uma proposição transdisciplinar, o grupo O CÍRCULO - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena tem como característica se debruçar sobre  investigações artístico-acadêmicas com respeito à contaminações, coabitações e convivências entre diversas artes da cena e todo fazer que possibilite fronteiras. O objetivo é proporcionar a investigação de poéticas  híbridas e seus desdobramentos em novos modos de pensar o teatro contemporâneo. Com este pensamento, o grupo pretende examinar as poéticas no campo da animação, do vídeo, do cinema, da performance, das artes visuais etc.

http://ocirculo0.wixsite.com/ocirculo