Palestra: Oportunidades de internacionalização com a Universidade Aberta (Uab) Lisboa

 

O Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP, convida a todos para a palestra: Oportunidades de internacionalização com a Universidade Aberta (Uab) Lisboa, que será ministrada pelo Catedrático Prof. Dr. Adérito Fernandes Marcos – Uab – PT. CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

A ser realizada no dia 29 de maio de 2019, às 08:30h, na sala 258 no 2º andar do prédio central da ECA.

Objetivo: Promover a discussão e análise de linhas de colaboração internacional com a Universidade Aberta de Portugal.

Resumo: Fundada em 1988, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa). Toda a sua oferta pedagógica (graduação, pós-graduação, cursos livres de aprendizagem ao longo da vida) está conformada ao modelo de Bolonha, sendo portanto reconhecida em todo o espaço europeu e internacional. 
 
Sendo a UAb uma universidade virtual e em rede implica que toda a oferta pedagógica funcione, adicionalmente, em regime de ensino a distância online, em rede, suportado em plataforma de e-learning e modelo pedagógico virtual próprios certificados, sendo uma Universidade presente "em qualquer lugar do mundo” tanto para estudantes como para parceiros institucionais. 
 
Nesta conferência serão apresentados os princípios de funcionamento da UAb enquanto se identificam oportunidades de internacionalização tanto na investigação, docência e intercâmbio de doutorando e pós-doutorandos, entre outros, ao nível da rede global da sociedade da informação e conhecimento. 
Adicionalmente serão apresentados casos concretos de possível parceria institucional ao nível da co-tutela e partilha de oferta pedagógica ao nível do mestrado e doutorado.  
 
Vagas limitadas!