XX SNBU 2018 - Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

TEMA: O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão.

15 a 20 de abril, de 2018, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador – BA

No momento atual, dadas às perplexidades ideológicas, políticas, tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade, torna-se imperioso aprofundar a discussão sobre os novos papeis e valores da informação impulsionados pelas evidentes transformações trazidas pelo desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas da informática, das telecomunicações, da nanotecnologia e de outros campos do conhecimento que intensificam a saliência das questões levantadas por estas transformações.

XX SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), organizado pelo Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), busca contribuir com esse debate, através do tema O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão, que, resgatando sua missão histórica, identidade e relevância, assenta sua referência em um contexto contemporâneo, e deve procurar identificar tendências que possam delineá-lo no futuro. As atividades desenvolvidas na Universidade e apoiadas pela biblioteca universitária são a tônica da vigésima edição do SNBU.

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) está consolidado como um dos maiores fóruns de discussão dos profissionais da área de informação, em especial dos que trabalham no âmbito acadêmico. Ao longo de seus 40 anos, esse evento tornou-se o espaço propício à reflexão, debate, produção de conhecimento e informação. Realizado com intervalos de três a dois anos representa uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de informação e aproximação entre profissionais do Brasil e  do exterior.

Os Professores Francisco Carlos Paletta, Marivalde Moacir Francelin e  José Fernando Modesto do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicaçãoes e Artes da Universidade de São Paulo estarão participando do XX SNBU 2018 com apresentação de trabalhos resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na USP.

• Temas Apresentados no XX SNBU 2018:

BIBLIOTECA DIGITAL: GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Francisco Paletta