Projetos de Pesquisa Atuais

FRANCISCO CARLOS PALETTA

 

2016 - Atual Tecnologia da Informação em Biblioteca Digital e Sistemas Abertos - Estudos de Usuário da Informação na Web de Dados - PROJETO FAPESP Processo:16/07358-6

Descrição: Projeto de Pesquisa conduzido no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O projeto está estruturado em três fases: (i) Estudo dos Modelos de Busca e Comportamento Informacional do Usuário da Informação na Web; (ii) Infraestrutura Tecnológica e Recursos Computacionais Aplicados em Bibliotecas Digitas; e (iii) Ferramentas de Busca, Acesso, Apropriação, e Uso da Informação na WEB. Com o estudo objetiva-se verificar a partir da apropriação que as Bibliotecas e os Repositórios Digitais têm feito das tecnologias colaborativas em ambientes de informação digital e sistemas abertos, as melhores práticas na gestão da infraestrutura de recursos computacionais com foco em propor orientação metodológica que possa indicar práticas de Governança da Tecnologia da Informação em Bibliotecas Digitais. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (20) . 



Integrantes: Francisco Carlos Paletta - Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 7

 

2013 - Atual Estudo de Usuários - Modelos de Apropriação e Produção do Conhecimento na WEB 3.0

Descrição: A Web 3.0 é uma das grandes propostas para o futuro da internet, pois será ela que definitivamente organizará todas as informações que estejam na internet, fará com que todos os aplicativos baseados na Web sejam Open-Source e viabilizará uma grande interatividade em diversas áreas da Web. Projeto tem como objetivo propor uma visão gerencial e estratégica associada à utilização da Tecnologia da Informação na apropriação e geração de conhecimento no contexto da WEB 3.0. Apresentar as tendências nesse campo que já estejam ou que venham a influenciar o contexto da infraestrutura computacional da Biblioteca 3.0 de modo que, cada vez mais, a tecnologia possa proporcionar a criação e obtenção de valor ao usuário da informação. Projeto interdisciplinar, envolvendo ciência da informação, usuário da informação, bibliotecas digitais da Universidade de São Paulo, TICs e sistemas de informação com foco na construção do modelo de acesso à informação e produção de conhecimento no contexto da WEB 3.0. Tem como objetivos específicos: estudo da literatura e proposta de projeto pesquisa agência de fomento; implementação de infraestrutura experimental para o estudo de modelos de acesso, uso e distribuição da informação no contexto WEB nas bibliotecas digitais da USP; estudo de infraestrutura computacional das bibliotecas digitais da USP; implementar questionário com foco no estudo de modelos de acesso à informação, visando o uso de novas ferramentas de produção e disseminação de conhecimento; estudos de tendências de produção de conhecimento no contexto da WEB 3.0; consolidar dados de pesquisa de campo com foco no estudo do comportamento do usuário da informação na WEB; formular propostas de inovações no sistemas de gestão de bibliotecas digitais; orientação de alunos: TCC, Iniciação Científica, Pós Graduação; realização de workshops no tema RESULTADOS ESPERADOS Como resultado deste estudo espera-se uma contribuição para o entendimento dos recursos da tecnologia colaborativa utilizados em ambientes informacionais digitais. Com base nos recursos identificados e coletados em bibliotecas e repositórios digitais deseja-se observar como são aplicados os recursos da tecnologia colaborativa no contexto da WEB 3.0. A inserção dessas tecnologias apresenta-se como inovação que devem estar vinculadas à tradição e a missão das bibliotecas e dos repositórios. Avaliar a flexibilidade das estruturas computacionais, sua atratividade e dinâmica na qual o usuário se torna o ator principal na construção de seu ambiente, possibilitado pelos recursos de customização e personalização.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (20) . 



Integrantes: Francisco Carlos Paletta - Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade de São Paulo - Remuneração.

Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 4

 

2013 - Atual Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação

Descrição: Proporcionar diagnóstico atualizado do mercado de trabalho em Informação e Documentação no Brasil, buscando análises comparativas com outras regiões e países do mundo e colaborando para a adequação da formação na área. Avaliar a adequação dos currículos da área de Informação e Documentação às exigências do mercado de trabalho. Analisar as competências, habilidades e aptidões profissionais na área de Informação e Documentação. Avaliar a imagem e auto-imagem dos profissionais da informação, bem como seu prestígio social. Desenvolver e aplicar indicadores para avaliação do mercado de trabalho em Informação e Documentação. Dimensionar o impacto das inovações tecnológicas no fazer profissional e propor estratégias para capacitação profissional em Informação e Documentação. Fomentar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre o mercado de trabalho em Informação e Documentação. Compor bibliografia especializada sobre o mercado de trabalho em Informação e Documentação.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (20) . 



Integrantes: Francisco Carlos Paletta - Coordenador / Waldomiro Castro Santos Vergueiro - Integrante / José Antonio Moreiro González - Integrante / Vania Martins Bueno de Oliveira Funaro - Integrante / Claudio Marcondes de Castro Filho - Integrante / Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - Integrante.



Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 7