Anderson Vinícius Romanini


 

Função: Prof Doutor
Currículo Lattes
 

Dados:
Vínculo: Prof Doutor
Unidade: Escola de Comunicações e Artes
Departamento: Comunicações e Artes - CCA
Telefone: 55 011 3091-4081


Disciplinas de Graduação:

 


Disciplinas de Pós-graduação:

 


Projetos de Pesquisa cadastrados pela Comissão de Pesquisa:

 

Linhas de pesquisas:

  • Fundamentos sistêmicos da semiótica da comunicação Objetivos: Pesquisa as relações conceituais e possíveis modelos que integrem a Teoria dos Sistemas e a Semiótica da Comunicação. A  semiose é aqui entendida como ação dos signos que cria um fluxo de informação no interior ou entre sistemas, o que remete à Teoria da Informação e da Complexidade, à emergência de sistemas autopoiéticos e à teoria dos sistemas dinâmicos distantes do equilíbrio.
  • Semiótica teórica
    Objetivos: Investigar a obra peirceana quanto a: 1) originalidade de seu edifício filosófico centrado na semiótica; 2) fundações fenomenológicas, estéticas e éticas da semiótica; 3) bases semióticas da metafísica; 4) semiótica concebida como lógica no sentido amplo de uma teoria dos métodos de investigação utilizados nas mais diversas ciências; 5) classificação das ciências de Peirce como uma cartografia para inter/multi/transdiciplinaridade; 6) teoria geral dos signos (re-/a-presentação, presentificação)

 

 

 Projetos de Pesquisa:

  • Fundamentos para uma teoria realista da comunicação Descrição: Este projeto pretende explorar os fundamentos filosóficos para uma teoria realista e monista da comunicação. Ou seja, uma teoria que compreenda a comunicação como um fenômeno ontológico da realidade, presente desde os processos físicos até os culturais humanos. Estes últimos, quando tomados por entia rationis de elaboração social fundamentados pela significância no interior de uma comunidade de interpretantes determinada cultural e historicamente exigem cruzamento também com os fundamentos sociológicos. Mais especificamente, queremos discernir os pressupostos ontológicos, epistemológicos e lógicos para a construção de uma teoria geral da comunicação capaz de dialogar sistematicamente com questões levantadas pela ciência da informação, etologia, filosofia da matemática, física teórica e ciências cognitivas, mas que também permita compreender e aprofundar conceitos como identidade, ideologia e poder.

 

 

Links:

 

www.minutesemeiotic.org
www.semeiosis.com.br

 

 

 

Outras informações:

Possui graduação em Ciências da Comunicação (Jornalismo, 1990), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciências da Comunicação, todos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Filosofia e Teoria da Comunicação, Filosofia da Linguagem e Semiótica. Como jornalista, foi repórter, editor ou colaborador nas revistas VEJA, TERRA, VIAGEM E TURISMO,  SUPERINTERESSANTE e EXAME PME, entre outras, nas quais cobriu principalmente assuntos de cultura, ciência e sustentabilidade. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo nas disciplinas de Filosofia da Comunicação, Teoria da Comunicação (ECA) e Teorias do Signo (FAU). Coordena o Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA. É membro do Comitê Consultivo Internacional da Sociedade Charles S. Peirce, bem como do periódico Transactions of the Charles S. Peirce Society. Entre os prêmios que ganhou estão o Abril de Jornalismo, o Ethos de Jornalismo Ambiental e o Citi Journalistic Excellence Award.

 

 
 
 

 E-mail: vinicius.romanini@usp.br