ARTES CÊNICAS LICENCIATURA

ARTES CÊNICAS LICENCIATURA

O modo contemporâneo de pensar o teatro, as conquistas atuais das ciências da educação e a contribuição de diferentes áreas das ciências humanas formam o arcabouço teórico, a partir do qual se constituem os elementos para uma Pedagogia do Teatro. Espera-se que o licenciado sinta-se estimulado e apto a pensar a relação entre teatro, educação e sociedade, relação esta que, por caracterizar-se como construção realizada historicamente, solicita respostas sempre apropriadas ao momento histórico e necessita ser constantemente revisada: pretendese a formação de um artista e educador presente no presente, em condição de propor soluções próprias para os variados desafios que certamente encontrará em seu campo de trabalho. Eis a interrogação básica do curso: como o envolvimento com a arte teatral pode ampliar a percepção que crianças, jovens e adultos têm do mundo? A intenção é que os estudantes sejam capazes de instaurar uma prática artística plena, tecida a uma ação educativa e social.

Infraestrutura do Curso
Os alunos do Departamento de Artes Cênicas desenvolvem os processos teóricos e práticos em salas de aula e de ensaio, além de utilizar as Salas Alfredo Mesquita e Miroel Silveira do Teatro Laboratório, utilizam também os espaços abertos do conjunto arquitetônico, para ensaiar e apresentar suas experiências cênicas.

Inserção Profissional
O licenciado deve ser capaz de coordenar atividades nos mais diferentes campos em que a arte teatral seja proposta como modalidade privilegiada, tanto na educação formal, quanto como na esfera de políticas públicas, ONGs, centros culturais, associações, prisões e outros contextos. Sua atuação visa tanto o fazer teatral, quanto a recepção dessa arte, enfocando-se as diferentes instâncias que podem contribuir para a formação de espectadores.

Clique aqui para visualizar a estrutura curricular do curso de Artes Cênicas - Licenciatura