Programas da Cultura e Extensão Universitária

UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE

Implementado em 1994, visa possibilitar ao idoso – pessoas acima de 60 anos – a comunidade de aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”. 
Saiba mais

USP E AS PROFISSÕES (VISITAS MONITORADAS)

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem. São elaboradas apresentações de cada carreira, palestras sobre os cursos, visita ás instalações da ECA e seus laboratórios.
Saiba mais

USP E AS PROFISSÕES (FEIRA)

Implantado em 1991, tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. É realizada anualmente no Parque Cientec e conta com stand de todas as unidades da USP para que os candidatos ao vestibular tirem suas dúvidas gerais.
Saiba mais

​SEMANA DE ARTE E CULTURA

Realizada anualmente, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da USP. Ela cumpre o seu papel de integrar para com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP.
Saiba mais

NASCENTE

Criado em 1990, com o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premia o fazer artístico de excelência no âmbito da graduação e da pós-graduação. São 7 áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. O Programa está em sua 18ª edição. Em maio acontece a Mostra e a Visualidade Nascente, quando as bancas escolhem os premiados (vencedores e menções honrosas). Em outubro tem o Circuito Nascente, com a apresentação das obras dos vencedores, pelos campi do interior e os da capital fora do Butantã. O Nascente em como objetivo aproximar a comunidade universitária do fazer artístico de qualidade, estimulando e reflexão sobre a arte e a cultura como valores inexoráveis na formação acadêmica da Universidade.
Saiba mais

APROXIMA-AÇÃO

Esse programa procura promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP utilizando metodologias de educação comunitária buscando a criação de vínculos e a aproximação com as crianças e adolescentes que freqüentam os campi, suas famílias e as instituições que as atendem, por meio de acompanhamento sócio-educativo.