Cursos - Modalidades

 

Educação Continuada e Pós-Graduação

Cursos que envolvem prática ou aprendizagem pós-formação acadêmica. Do ponto de vista profissional, é o conjunto de esforços necessários ao profissional para acompanhar as mudanças da sua área de atuação.

Especialização

O Curso de Especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas. Deve ser constituído como um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, que visa a qualificar profissionais em campo determinado de conhecimento. De natureza técnico-profissional, possibilita aos interessados aprofundar seus conhecimentos e competências em uma determinada área, aprofundando o ensino de graduação.

Atualização

Visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas. Com carga horária mínima de 30 horas, é destinado aos interessados em rever e aprimorar suas atividades profissionais, além de interagir com profissionais da área. Destina-se ao melhoramento da capacitação profissional.
Cursos e atividades de extensão que foram ou estão sendo oferecidos pela ECA

Aperfeiçoamento

Com carga-horária mínima de 180 horas, o Curso de Aperfeiçoamento é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, ministrado somente a alunos graduados.
Cursos e atividades de extensão que foram ou estão sendo oferecidos pela ECA

Difusão

Difusão

O Curso de Difusão, que tem carga horária mínima de 4 horas, é uma atividade de divulgação artística, cultural, científica, técnica, tecnológica ou desportiva e se destina ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.
Cursos e atividades de extensão que foram ou estão sendo oferecidos pela ECA

 

Formação Profissional

Atividades que visam qualificar, desenvolver ou aperfeiçoar habilidades próprias de uma profissão, diferindo das atividades de “Educação Continuada” pelo caráter eminentemente prático desenvolvido em seus projetos de formação através do treinamento em serviço.

Programas de Atualização

O Programa de Atualização visa desenvolver no participante um conhecimento ou uma técnica em determinada área ou disciplina, destinando-se ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.

                                             POLITICA DE ISENÇÃO DOS CURSOS PAGOS

Conforme a resolução 7897 Artigo 11, a politíca de isenção se dá da seguinte forma:

Artigo 11 – As Unidades, Órgãos de Integração e demais Órgãos que a seu critério, tendo em vista as características e os objetivos de cada curso de extensão universitária, optarem pela cobrança de taxas de mensalidade, deverão discriminar na proposta a forma de isenção integral contemplando, pelo menos, dez por cento das vagas preenchidas, desde que haja no mínimo 10 (dez) alunos matriculados.

§ 1º – Para efeitos de cálculo de vagas para isenção será considerada uma vaga isenta para cada 10 (dez) participantes.
§ 2º – O coordenador deverá garantir ampla divulgação dos critérios de isenção.
§ 3º- O coordenador, obedecendo às diretrizes definidas pela Unidade ou Órgão, deverá prever no projeto acadêmico critérios de classificação e desempate para definir o preenchimento das vagas isentas quando o número de candidatos exceder o número dessas vagas.
§ 4º – O coordenador, além de contemplar a isenção integral de dez por cento dos alunos matriculados, poderá ofertar outros descontos para os demais estudantes.