EPIs

 

O movimento Abril Verde que tem como intuito trazer à sociedade a conscientização sobre a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

Entre algumas atividades realizadas podemos destacar a exposição de livros sobre segurança no trabalho e a distribuição de laços verdes para marcar o movimento.

Foram feitos levantamentos detalhados das necessidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de seus funcionários e, em seguida, providenciassem as requisições de almoxarifado e/ou de compras necessárias, a fim de garantir que todos tivessem os EPIs sempre à disposição.

Para saber qual o EPI recomendado para cada atividade, consulte o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, clicando AQUI.

Lembramos que, no momento da entrega dos EPIs, o recebimento dos itens deve ser registrado pela chefia na Ficha de Controle Simples (clique AQUI para baixar) e assinado pelo funcionário. Por recomendação do SESMT, essas fichas deverão ficar em poder da chefia e, assim que estiverem completamente preenchidas, deverão ser enviadas para a Seção de Pessoal para serem anexadas ao processo funcional do servidor.

Conforme a Norma Regulamentadora nº 6 , os EPIs devem ser fornecidos aos trabalhadores pelo empregador, e compete ao SESMT recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. A mesma norma também informa que o empregado é obrigado a usar o EPI em locais ou durante a realização de trabalhos que os exijam.