COMUNICADOS - SECRETARIA DO CMU

"Comunicados 1° semestre de 2020"

 

 

Data  

 

 

 

 

 

16.07.2020

 

 

 

A pedido do Prof. Robert Suetholz,

Divulgamos o calendário e informações complementares (clique aqui) da disciplina optativa eletiva:

CMU0885 - Técnicas de reeducação corporal e técnicas de abrandamento de APM (Ansiedade de Performance Musical)

Conforme a agenda, a primeira aula será no dia 13 de agosto.

 

 

 

 

 

 

13.07.2020

 
 
Prezados (as) alunos (as):
 
Segue mensagem importante do Serviço de Graduação da ECA:

 

Prezade Alune,

Alguns recados importantes:
 
1ª Interação de Matrícula
Hoje começa a matrícula para o próximo semestre. Para fazer sua matrícula, acesse o Jupiterweb, no menu lateral vá em "Matrícula" e "Fazer Matrícula".
Não deixe de salvar sua matrícula (última aba, Finalizar Matrícula). Ao escolher disciplinas optativas é necessário indicar a quantidade de disciplinas que deseja cursar e classificar as disciplinas de acordo com sua prioridade. A matrícula não é salva sem essa informação e o Júpiter selecionará as disciplinas, observando sua prioridade, até o limite das disciplinas que você deseja cursar, conforme informado. Atenção às informações inseridas no sistema, elas determinarão como o Júpiter irá processar o seu pedido.
Você pode ver os horários das disciplinas do seu curso em: http://www3.eca.usp.br/graduacao/horario-das-disciplinas
A 1ª interação de matrícula vai de 13 a 20 de julho.
 
Requerimentos
Neste mesmo período receberemos requerimentos de aproveitamento de estudos, de créditos, de reopção de habilitação (cursos de artes) etc.
Como não teremos atendimento presencial, criamos formulários eletrônicos para todos esses pedidos. Alguns, no entanto, exigem a apresentação de documentos originais, que farão parte de seu processo de Diploma. Neste caso, encaminharemos para a análise os documentos digitalizados e receberemos os documentos originais apenas quando retornarmos às atividades presenciais.
Para preencher os formulários, acesse: http://www3.eca.usp.br/graduacao/requerimentos
 
Atenciosamente,
 
Fernando N. Manfré
 
Serviço de Graduação
 
 
 

 

 

 

08.07.2020

 

 

 

Atenção alunos,

Os horários do 2° semestre de 2020

encontram-se disponíveis para consulta.

Clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03.07.2020

 
Prezados(as) Estudantes,
 
  Em reunião realizada no dia 03 de julho de 2020, às 15:00, na qual estiveram presentes Professores(as), Representante Discente e Secretários(as), decidiu-se a respeito das seguintes diretrizes para a Graduação do Departamento de Música da ECA-USP neste final do primeiro semestre:

- 4 de julho é o prazo final estabelecido pela USP para o Trancamento Parcial de Disciplinas. Os(As) Estudantes que não puderam cumprir as atividades de alguma disciplina devem acessar http://www3.eca.usp.br/graduacao/trancamento.parcial e trancar a sua matrícula naquela disciplina, evitando uma reprovação.

- 10 de julho é o prazo final para a entrega dos trabalhos pendentes dos(as) Estudantes aos(às) Professores(as), exceto Canto Coral e Regência Coral. Após essa data, os(as) Professores(as) terão uma semana para calcular as médias e inserir os resultados no sistema jupiterweb. A média final será correspondente ao aproveitamento do Estudante em relação ao conteúdo ministrado. Os(As) estudantes que não tiverem conseguido cumprir nenhuma atividade e não tiverem estado presentes nas aulas terão 0.0 de nota e 0% de frequência.

- Os(As) Estudantes que optarem pelo Trancamento Total devem procurar fazê-lo com antecedência ao dia 18 de julho, contribuindo, assim, para o bom andamento dos trabalhos internos.

- Os(As) Tutores estão procurando entrar em contato com os(as) Estudantes ausentes, para buscar informações sobre o que está ocorrendo.

Atenciosamente,
CoC-CMU 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

01.07.2020

 

 

 

 

TCC: procedimentos durante a pandemia

Devido à pandemia COVID-19 e às recomendações de isolamento social da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, neste primeiro semestre de 2020, as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação em Música da ECA-USP estão sendo realizadas online, de acordo com as seguintes especificações:

1. A portaria, o modelo e os formulários disponíveis no endereço https://www3.eca.usp.br/cmu/tcc precisam ser acessados, preenchidos e entregues.

2. O orientador deve organizar a reunião por videoconferência, na qual devem estar presentes o candidato e os demais membros da banca. Convites a pessoas externas são possíveis, tendo em vista o caráter público da defesa, mas estas não poderão interromper o andamento dos trabalhos. 

3. A defesa deverá ser integralmente gravada, exceto o momento de deliberação e atribuição de notas pela banca examinadora. Ao final da solenidade, o Formulário de Avaliação Final preenchido deverá ser mostrada na tela. No Formulário de Avaliação Final, o(a) orientador(a) deverá assinar pelos demais membros da banca.

4. O(A) orientador(a) deverá depositar a(s) gravação(ões) em uma pasta do Google Drive e o link desta pasta deverá ser compartilhado com a secretaria do CMU através do e-mail cmu.eca@usp.br. Apenas o orientador e a secretaria terão acesso a esta pasta e ambos manterão seu conteúdo em sigilo.

5. Os(As) estudantes que precisarem do diploma com urgência, para inscrição a processo seletivo de mestrado ou outro, deverão solicitá-lo à gradueca@usp.br.

Atenciosamente,

CoC-CMU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30.06.2020

 

 

 

Prezados alunos,

Esta mensagem visa informá-los sobre as disciplinas que serão ministradas durante o Período de Reposição, quando as aulas deverão voltar a ser presenciais. Esse Período de Reposição deverá ocorrer no início de 2021, conforme consta nos informativos veiculados pela Reitoria.

Em nosso curso, o único grupo de disciplinas a ser integralmente ministrado no início de 2021 será Prática de Orquestra de Sopros I, II, III e IV (CMU0695, CMU0699, CMU0700 e CMU0701).

Outras 23 disciplinas, que foram/serão parcialmente ministradas durante os 2 semestres de 2020, serão completadas quando suas partes práticas forem ministradas presencialmente no início de 2021. São elas:

- Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I, II, III, IV e V (CMU0582, CMU0583, CMU0584, CMU0585 e CMU0586).

- Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado II e III (CMU0327 e CMU0676).

- Prática Orquestral I, II, III e IV (CMU0845, CMU0846, CMU0847 e CMU0848).

- Práticas Instrumentais I, Prof. Edelton Gloeden (CMU0380, Turma 5).

- Regência Orquestral I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII (CMU0424, CMU0425, CMU0446, CMU0447, CMU0368, CMU0369, CMU0370 e CMU0371).

- Violão I, V e VII (CMU0779, CMU0783 e CMU0785).

Todas essas disciplinas ficarão com suas notas em aberto no sistema jupiterweb até o início de 2021.

Atenciosamente,

CoC-CMU

 

 

 

22.06.2020

 

  Atenção alunos(as), 

 
Por motivo de doença na família do Prof. Alexandre Ficarelli, não haverá aula de Seminário de Execução Musical, hoje (22.06).
 
 

 

 

 

 

 

 

 

22.06.2020

 
Prezados (as) alunos (as):
 
Segue mensagem importante do Serviço de Graduação da ECA:
 
 
Prezades Alunes,
 

Por favor, leiam com atenção até o final!

Por conta da interrupção das atividades presenciais na Universidade, o Conselho de Graduação da USP aprovou alterações no calendário escolar de 2020, que pode ser consultado aqui: https://www.prg.usp.br/novo-calendario-escolar-2020/

Seguem as principais alterações:

 

  • 1ª interação de matrícula: de 13 a 20 de julho
  • Final das aulas NÃO presenciais do 1º semestre: 18 de julho
  • 2ª interação de matrícula: 27 de julho a 3 de agosto
  • Período de exclusão de disciplinas optativas no Júpiter: 10 e 11 de agosto
  • Período de requerimento de matrícula online, pelo sistema Júpiter: de 12 a 17 de agosto
  • Período de retificação de matrícula (formulário na página da ECA): 12 a 21 de agosto
  • Início das aulas  NÃO presenciais do 2º semestre: 17 de agosto
  • Análise dos requerimentos pelos docentes: de 18 a 24 de agosto
  • Foi suspensa a semana da pátria, haverá aula normalmente, exceto no dia 7 de setembro
  • Final das aulas NÃO presenciais do 1º semestre: 18 de dezembro
  • Período de reposição de aulas/atividades PRESENCIAIS: de 04 de janeiro a 06 de março de 2021
  • Previsão do início do ano acadêmico em 2021: 22 de março.

Além dessas alterações, foi aprovada a prorrogação do período de trancamento parcial das disciplinas do 1º semestre até 04 de julho.

Em relação ao calendário específico da ECA, as datas de requerimentos, como de aproveitamento de disciplinas (dispensa de disciplinas), de créditos etc. seguem o calendário das interações de matrícula, as demais datas ainda passarão por uma revisão, em breve publicaremos o calendário. Teremos formulários eletrônicos na página da ECA para todas estas solicitações, aguardem.

Este é apenas o panorama geral. Alertamos que alguns cursos estão com atividades previstas para os meses de julho e agosto e estas devem ser mantidas, podendo acarretar num atraso no encerramento do primeiro e no início das aulas do segundo semestre. Cada departamento está se organizando da melhor forma para esta fase de transição.

As disciplinas que aguardam a reposição a partir de janeiro permanecerão com as notas em aberto, sem aprovação ou reprovação.

A Pró-Reitoria de Graduação informou que este calendário poderá ser revisto, caso existam condições epidemiológicas ou sanitárias favoráveis, até segunda ordem teremos atividades presenciais apenas em 2021.

Até lá, cuidem-se!

Atenciosamente,

Fernando N. Manfré
Serviço de Graduação
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12.05.2020

 
 

ASSUNTO :

IMPORTANTE - REATIVAÇÃO DAS DISCIPLINAS MÚSICA DE CÂMARA E PRÁTICAS CAMERÍSTICAS

Alunos(as) inscritos(as) nas disciplinas Música de Câmara I - CMU 0471, Música de Câmara III - 0473, Práticas Camerísticas I - CMU 0475, Práticas Camerísticas V - CMU 0479 Práticas Camerísticas VII - CMU 0481, Práticas Camerísticas IX - CMU 0483

Segue abaixo mensagem importante do Prof. Alexandre Ficarelli, coordenador do Laboratório de Música de Câmara:

Caras alunas, caros alunos,

Estou escrevendo para informar que depois da reativação permitida pela PRG, também de orientações da CG-ECA, assim como em conversas comigo e a COC, decidiu-se pelo reativamento da disciplina Música de Câmara e Práticas Camerísticas. O intuito da reativação é de não prejudicar nenhum aluno com o cancelamento da disciplina. Uma vez que não sabemos quando será possível um retorno à prática presencial, será importante dar a possibilidade de acompanhamento da disciplina.

O formato seria um pouco diferente, uma vez que não conseguiremos atuar presencialmente. A proposta foi de realizar algumas aulas em vídeo SOBRE a música de câmara, tratando de diversos aspectos sobre o fazer musical relacionados à prática da música de câmara. O Prof. Ricardo Ballestero está colaborando ativamente para a realização desse novo conceito e com a ajuda de outros professores disponibilizaremos conteúdos no Moodle em forma de vídeo aulas/podcasts, assim podem assistir em qualquer horário.

Ainda pediremos 2 resenhas (de 3 pág. máximo) sobre 2 das vídeo aulas/podcasts apresentados (ver data de entrega no Cronograma). Desta forma validamos a matéria perante as instâncias superiores.

Esperamos que essa retomada seja benéfica para os alunos, para que não percam o semestre. Sendo assim enviarei a todos alunos essa informação por email, para que todos possam brevemente acompanhar a disciplina. Fica aqui subentendido - para aqueles que já estavam inscritos nas duas disciplinas.

Vocês já devem ter recebido um cronograma do Prof. Ballestero que está auxiliando com as disciplinas e também uma cópia deste comunicado. Peço que leiam com atenção e quaisquer dúvidas entrem em contato comigo no email ficarelli@usp.br.

Bom fim de semestre!

Obrigado.

Abraços,

Alexandre Ficarelli

Coordenador do LAMUC

 

 

 

12.05.2020

 

 

 

 

ATENÇÅO AOS COMUNICADOS DA GRADUAÇÅO durante a suspensão das aulas e atendimentos presenciais em razão da Covid-19.

http://www3.eca.usp.br/graduacao.covid19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

17.04.2020

 

 
 
Prezados professores e alunos do CMU,
Seguem abaixo diretrizes elaboradas para que possamos dar um bom andamento aos nossos trabalhos durante o período de reclusão deste início de 2020:
 
1. Durante a incidência do COVID-19, a Chefia e a CoC do Departamento de Música da ECA-USP propõem flexibilizar os critérios do TCC, podendo ser considerada a avaliação do trabalho escrito como a nota total a ser registrada. O envio de uma gravação com a parte prática envolvida no momento de defesa do TCC será optativo. As defesas serão realizadas por videoconferência, sendo a assinatura do orientador considerada suficiente para avalizar as notas delegadas pelos três membros componentes da banca. Após o retorno às aulas presenciais, os alunos que almejarem apresentar as atividades práticas poderão solicitar agendamento junto ao Departamento de Música. Situações específicas decorrentes destas decisões gerais serão avaliadas pela CoC quanto à adaptação a cada caso.
 
2. Durante a incidência do COVID-19 serão suspensas as disciplinas Música de Câmara e Práticas Camerísticas, bem como algumas aulas práticas relacionadas a Canto e Arte Lírica. As disciplinas que envolvem a Orquestra e o Coro irão desenvolver atividades específicas que permitam a orientação remota. Situações específicas decorrentes destas decisões gerais serão avaliadas pela CoC quanto à adaptação a cada caso.
 
3. A reposição das aulas das disciplinas suspensas estará vinculada ao Calendário de Reposições a ser determinado e divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação. Os alunos que não desejarem cursar estás disciplinas durante o período de reposição, deverão trancá-las, para que possam vir a cursá-las posteriormente.
 
Lista completa da situação das disciplinas:   http://www3.eca.usp.br/graduacao.covid19
 
Comunicados da Direção da ECA disponiveis em:  http://www3.eca.usp.br
 
Havendo outras dúvidas, favor enviar e-mail para: cmu.eca@usp.br
 
Atenciosamente,
 
Chefia e Coc-Música.
 
 

 

 

 

 

 

08.04.2020

 

 

 

 

Prezados(as) alunos(as),

 
Foi criada uma página que irá reunir os comunicados da Direção e Comissão de Graduação da ECA a fim de atualizarmos a situação das disciplinas enquanto durar a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de COVID-19.
 
Acessem:
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18.03.2020

 

 

 

Orientação do CMU aos alunos na semana 16-20/03/2020

Prezados alunos,

O Departamento de Música da ECA-USP está considerando esta semana (16 a 20 de março) como sendo uma Semana-Teste, na qual cada professor está buscando o que tem considerado ser o melhor meio de interação de suas disciplinas junto aos alunos. Dentro do cenário gravíssimo da pandemia, os professores estão se esforçando para encontrar meios que viabilizem a realização das aulas.

Sendo assim, é de extrema importância que vocês acessem diariamente o e-mail USP (https://webmail.usp.br) e o e-disciplinas (https://edisciplinas.usp.br/acessar/). É igualmente importante que vocês acompanhem diariamente as mensagens da secretaria (cmu.eca@usp.br e http://www3.eca.usp.br/cmu/comunicados) e a página USP (https://coronavirus.usp.br), bem com que observem as indicações de higienização e acessem o prédio do Departamento de Música apenas quando estritamente necessário.

Aqueles que não forem ter qualquer tipo de acesso à Internet no local em que farão a sua quarentena deverão comunicar este fato aos Representantes Discentes.

Na sexta-feira à tarde iremos emitir um comunicado com uma decisão conjunta, dos professores e representantes discentes, que contemple a diversidade das realidades de disciplinas, professores e estudantes.

Atenciosamente,
Coordenação de Curso, CoC-CMU-ECA-USP
Chefia do CMU-ECA-USP

 

 

 

 

 

 

 

17.03.2020

 

Utilização das salas de estudo - CMU - suspensão das aulas - coronavírus

Prezados(as) alunos(as),

Conforme orientações conjuntas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, a chefia do CMU SOLICITA  que os alunos não utilizem as salas de estudo do CMU e evitem comparecer ao Departamento durante esse período de suspensão de aulas.

Como sabemos, o vírus é facilmente transmitido e não temos como garantir a limpeza necessária para esta situação, tanto das salas como do manuseio das chaves, além dos instrumentos compartilhados.

O ACESSO SERÁ RESTRITO E CONTROLADO!

Contamos com a compreensão e colaboração de todos!

 

 

 

 

 

 

18.02.2020

 

 

 

 

 

Atenção alunos ingressantes nos Cursos de:

Licenciatura
Composição
Regência
Canto e Arte Lírica

 

A pedido do Prof. Mário Videira, professor da disciplina CMU0260 - Piano Complementar I, solicitamos o preenchimento do formulário abaixo:
 
 
Os alunos que já possuem experiência ao piano deverão comparecer no dia 27/02, às 14h, na Sala Roland, a fim de participar de um pequeno teste de classificação de nível. 
Recomenda-se trazer as partituras das peças que serão executadas.

 

 

 

 

14.02.2020

 

 

 

 

 Semana de Recepção aos Calouros 2020

De 17 a 21 de fevereiro

  Programação disponível no link:

http://www3.eca.usp.br/cmu/eventos/semana-de-recep-o-aos-calouros-do-cmu-usp-17-21-de-fevereiro-de-2020