Masterclass de Violoncelo

06/06/2018 14:00

Um dos maiores violoncelistas da nova geração de músicos alemães, Benedict Kloeckner ministra Masterclass de violoncelo

Projeto que integra a Temporada de 2018 da orquestra é resultado da parceria OSUSP e a ECA-USP

No dia 6 de junho, às 14h, na sala de música Heitor Villa-Lobos no Complexo BBM (Rua da Biblioteca, s/n - Cidade Universitária, São Paulo), a OSUSP apresenta a segunda edição da Masterclass da Temporada de 2018.

No mês anterior recebeu o harpista e professor russo Sasha Boldachev para masterclass de harpas e agora, em junho, sob a coordenação do Prof. Dr. Robert John Suetholz e organização de Vana Bock, aluna de mestrado do Programa de Pós Graduação em Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), recebe um dos maiores violoncelistas da nova geração de músicos alemães, Benedict Kloeckner, para ministrar a masterclass de violoncelo aos alunos ativos no instrumento, sendo que os inscritos que não forem selecionados como “ativos” receberão o certificado como alunos “ouvintes”, mesmo que não sejam violoncelistas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio, pelo site da OSUSP (http://www.osusp.prceu.usp.br/?p=1430).

A masterclass se dará em duas etapas:

1. Aula Coletiva: Serão selecionados até 15 violoncelistas para participar da aula coletiva, na qual o  Benedict Klockner discorrerá sobre técnica básica relacionada à sonoridade do arco, e à técnica da mão esquerda (afinação, mudanças de posição, técnica de capotasto, etc) e irá propor exercícios práticos em grupo. Todos os alunos de graduação do prof. R. Suetholz, do Departamento de Música da ECA- USP poderão participar, desde que inscritos. Essa parte da masterclass terá duração de uma hora.
  2. Aulas individuais: Serão selecionados até 5 alunos “ativos” e até 2 “suplentes” que terão uma aula individual de 30 a 45 minutos. Nessas aulas, haverá o aprofundamento do repertório violoncelístico apresentado, além de serem trabalhados aspectos técnicos e artísticos com os respectivos alunos.  Pelo menos 2 dos alunos selecionados serão da graduação do Departamento de Música da ECA- USP.

Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo

Série Sala São Paulo - Temporada 2018

Informações: sinfonica@usp.br | (11) 3091 3000 | www.osusp.prceu.usp.br

Masterclass OSUSP

Quando | Quarta-feira, 14h ( 06/06).

Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
Rua da Biblioteca, s/n - Butantã, São Paulo - SP

Quanto | Evento com inscrição prévia até 30/05

Toda a programação da OSUSP pode ser consultada na página do facebook @SinfonicaUSP ou no website www.osusp.prceu.usp.br.