Palestra/masterclass "O Pianismo Atual: escrituras, práticas e implicações performativas"

14/06/2017 10:00

Palestra/masterclass "O Pianismo Atual: escrituras, práticas e implicações performativas"

Alexandre Zamith Almeida (Unicamp)

Data e horário: 14 de junho, às 10h00

Local: Auditório Oliver Toni do CMU-ECA-USP

Por meio de apreciação de repertório selecionado, esta palestra abordará aspectos que definiram novos caminhos para a escrituras e as práticas pianísticas a partir do século XX, promovendo o abandono dos territórios idiomáticos e gestuais da tradição clássico-romântica, bem como o avanço a universos sonoros até então imprevistos. Assim, serão exploradas sobretudo as novas relações entre escritura e performance pianísticas decorrentes destes desdobramentos.

Alexandre Zamith:

Professor Doutor na área de piano e música de câmara do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da qual é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (bolsista Capes), Mestre em Artes pela mesma instituição (bolsista FAPESP) e bacharel em Música: Instrumento/Piano pela Universidade de São Paulo (1994). Como instrumentista, enfatiza a produção musical dos séculos XX e XXI, bem como a prática improvisatória, tanto instrumental quanto conjugada a processamentos eletrônicos em tempo-real. Foi coordenador do Núcleo de Performance e Práticas Interpretativas da Universidade Federal de Uberlândia (Nuppim/UFU) e membro do Núcleo de Música e Tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (Numut/UFU). Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo / FAPESP, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom), com o projeto 'O piano em processos interativos: novos gestos e novos diálogos', sob supervisão do Prof.Dr. Fernando Iazzetta. Atua nos seguintes áreas: performance, piano, música contemporânea, técnicas instrumentais estendidas, improvisação.  (Fonte: Currículo Lattes)

Para mais informações acesse o site: http://laboratoriodepiano.wixsite.com/laboratoriopianousp