Técnica Alexander: Otimização da performance musical através da consciência corporal Professora: Eleni Vosniadou

28/03/2018 15:00

Técnica Alexander: Otimização da performance musical através da consciência corporal Professora: Eleni Vosniadou

Nós temos, naturalmente, mecanismos de auto-cura para prevenir e até reverter condições comuns que surgem como obstáculos durante a prática musical, tais como tensão excessiva, alto estresse, dores crônicas, ansiedade, desconforto corporal, medo do palco, entre outras. A Técnica Alexander é um método de reeducação corporal, que auxilia o músico a desfazer a tensão excessiva e o estresse da performance.

A Técnica Alexander é ministrada em quase todas as grandes instituições de música e artes cênicas no mundo – escolas como Juilliard School of Music, Royal College of Music, Boston Conservatory of Music, para citar algumas.

“Em nossa opinião, essa abordagem (a técnica de Alexander) é o melhor meio que encontramos para resolver o problemas da comunicação do artista e deve ser a base do [seu] treinamento.“

explica o professor Colin Lawson, diretor do Royal College of Music de Londres. E o Patrick Maddams, diretor da Royal Academy of Music, diz:

“A Técnica Alexander me ajudou a desfazer nós, desbloquear energia e lidar com um quase paralisante medo do palco.“

Durante as aulas da Técnica Alexander o músico adquire um entendimento profundo da ligação entre pensamento, emoção e fisiologia do corpo na hora do estudo e da performance. Com o objetivo de capacitar o aluno a otimizar sua performance, aprendemos a acessar o bem estar na prática do instrumento, resultando em benefícios como postura saudável, coordenação otimizada, maior competência na técnica do instrumento e maior segurança na hora da performance.

Série de três palestras introdutórias, com duração de 2 horas cada.

As palestras visão passar uma base teórica sobre os princípios básicos da Técnica Alexander e sua aplicação no estudo e performance musical. Toda palestra terá uma parte prática e interativa, onde os participantes podem levar o instrumento e demonstrar dificuldades e desafios relacionados ao corpo na hora de tocar.

Parte teórica: Princípios básicos da Técnica Alexander, mapeamento corporal, biomecânica funcional. arte prática: Trabalho com o instrumento no formato de Masterclass com participantes voluntários. Exercícios de consciência corporal em grupo, pequenos grupos ou individuais.

Alguns dos tópicos que serão abordados

- Corpo Integrado – Músico Integrado

- Intenção e Coordenação -

- Postura, Respiração e Equilíbrio

- Relaxamento Dinâmico

- Autoconfiança na Performance

Datas e horários:

Segunda-feira 26/03/2018 - das 15 às 17h

Terça-feira 27/03/2018 - das 15 às 17h

Quarta-feira 28/03/2018 - das 15 às 17h

Local: CAC Sala 22

Inscrições pelo e-mail: suetholz@usp.br

Eleni Vosniadou

Natural da Grécia, desde 2012 reside e leciona no Brasil. Possui formação em percussão erudita pelo Neo Odeio Thessalonikis na Grécia e em Técnica Alexander pelo London Centre for Alexander Technique and Training na Inglaterra, com cursos em Anatomia, Fisiologia e Patologia, em Londres (Anatomy, Physiology & Pathology ITEC 3) e São Paulo (Graduação em Fisioterapia – Universidade Nove de Julho). Foi através da conscientização corporal que conseguiu resolver problemas persistentes de tendinite crônica, o que potencializou radicalmente sua performance musical. No Brasil, Eleni está frequentemente convidada para oferecer palestras e oficinas em instituições e festivais de musica, incluindo USP – Universidade de São Paulo, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Festival de Música de Maringá, FASM – Faculdade Santa Marcelina, FAMOSP – Faculdade Mozarteum de São Paulo, Instituito Baccarelli, Centro de Pesquisa e Formação SESC, entre outros. Capacitações ao longo prazo para os alunos e/ou o corpo docente de instituições como: Projeto Guri Santa Marcelina, EMESP – Escola Estadual de São Paulo, PIAP - Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP, Projeto Soarte, entre outros. Em 2014 apresenta a Técnica Alexander na educação musical no 31º Congresso Mundial da Educação Musical da ISME (Sociedade Internacional da Educação Musical) em Porto Alegre. Fora do Brasil, em 2016 ministou a Masterclass de Técnica Alexander na Internationale Sommerakademie Mozarteum em Salzburg, Austria, e desde 2017 faz parte do corpo docente da ‘TVF Academy for Singers’, curso dedicado a aplicação da Técnica Alexander para cantores, com base nos Estados Unidos. Eleni é fundadora e diretora do curso Consciência Corporal Para Músicos (CCPM), que tem como objetivo capacitar músicos a aperfeiçoarem sua relação com o próprio corpo na sua prática musical – descobrir a coordenação fluida e dinâmica do corpo e aprender a transformar a dificuldade/problema em um processo construtivo e libertador. Para maiores informações sobre Eleni e a Técnica Alexander, por favor visite:
www.elenivosniadou.com