Técnica Alexander: Otimização da performance musical através da consciência corporal Professora: Eleni Vosniadou

28/03/2018 15:00

Nós temos, naturalmente, mecanismos de auto-cura para prevenir e até reverter condições comuns que surgem como obstáculos durante a prática musical, tais como tensão excessiva, alto estresse, dores crônicas, ansiedade, desconforto corporal, medo do palco, entre outras. A Técnica Alexander é um método de reeducação corporal, que auxilia o músico a desfazer a tensão excessiva e o estresse da performance.

A Técnica Alexander é ministrada em quase todas as grandes instituições de música e artes cênicas no mundo – escolas como Juilliard School of Music, Royal College of Music, Boston Conservatory of Music, para citar algumas.

“Em nossa opinião, essa abordagem (a técnica de Alexander) é o melhor meio que encontramos para resolver o problemas da comunicação do artista e deve ser a base do [seu] treinamento.“

explica o professor Colin Lawson, diretor do Royal College of Music de Londres. E o Patrick Maddams, diretor da Royal Academy of Music, diz:

“A Técnica Alexander me ajudou a desfazer nós, desbloquear energia e lidar com um quase paralisante medo do palco.“

Durante as aulas da Técnica Alexander o músico adquire um entendimento profundo da ligação entre pensamento, emoção e fisiologia do corpo na hora do estudo e da performance. Com o objetivo de capacitar o aluno a otimizar sua performance, aprendemos a acessar o bem estar na prática do instrumento, resultando em benefícios como postura saudável, coordenação otimizada, maior competência na técnica do instrumento e maior segurança na hora da performance.

Série de três palestras introdutórias, com duração de 2 horas cada.

As palestras visão passar uma base teórica sobre os princípios básicos da Técnica Alexander e sua aplicação no estudo e performance musical. Toda palestra terá uma parte prática e interativa, onde os participantes podem levar o instrumento e demonstrar dificuldades e desafios relacionados ao corpo na hora de tocar.

Parte teórica: Princípios básicos da Técnica Alexander, mapeamento corporal, biomecânica funcional. arte prática: Trabalho com o instrumento no formato de Masterclass com participantes voluntários. Exercícios de consciência corporal em grupo, pequenos grupos ou individuais.

Alguns dos tópicos que serão abordados

- Corpo Integrado – Músico Integrado

- Intenção e Coordenação -

- Postura, Respiração e Equilíbrio