Trio de piano, violoncelo e clarinete se apresenta na Funarte SP

11/11/2017 21:00

Trio de piano, violoncelo e clarinete se apresenta na Funarte SP

Sala Guiomar Novaes recebe conjunto formado por Gilberto Tinetti, Robert Suetholz e Luis Afonso Montanha

 

Gilberto Tinetti, Robert Suetholz e Luis Afonso Montanha. Foto: divulgação

No dia 11 de novembro, sábado, às 21h, o trio de piano, clarinete e violoncelo formado por Gilberto Tinetti, Luis Afonso Montanha e Robert Suetholz apresenta-se na Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SP. A apresentação, com curadoria de Robert Suetholz, faz parte do projeto Funarte Musical, em cartaz até o dia 2 de dezembro. O conjunto toca o Trio Op. 11 para piano, clarinete e violoncelo de Beethoven e o Trio Op. 114, para a mesma formação, de Brahms. Os ingressos têm preços populares.

O pianista Gilberto Tinetti tem lugar de destaque no cenário musical brasileiro. Paulistano, iniciou seus estudos com Josephina de Felice. Em seguida, foi aluno de Hans Bruch. Em Paris, estudou com Magdalena Tagliaferro e, na Alemanha, com Friedrich Wührer. Frequentou os cursos de interpretação de Alfred Cortot. Em 1959, venceu o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria. Desde então, tem se apresentado em vários países da Europa, da América Latina e dos Estados Unidos. Em 1970, realizou a primeira audição, em Paris, do Concerto Nº 4 para Piano e Orquestra, de Villa-Lobos, e foi convidado para júri do Concurso de Música do Canadá, em 1977 e 1987. No Brasil, apresenta-se regularmente como solista das principais orquestras, como recitalista e em concertos de música de câmara, sendo considerado pela crítica um dos melhores cameristas brasileiros.Desde 1961 vem exercendo importante papel na formação de jovens pianistas brasileiros. Foi professor e diretor artístico dos Seminários de Música Pró Arte de São Paulo. De 1980 a 2002, foi professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 1986, vem apresentando programas dedicados ao repertório pianístico, através da Rádio Cultura FM de São Paulo.

Natural de Americana (SP), Luis Afonso Montanha foi primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo de 1992 a 2014. Integrou também as Orquestras Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outras. Foi integrante dos grupos: Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo 2012), Opus Brasil Ensemble, Tetralogia e Grupo QuartaD. Integra o quinteto Sujeito a Guincho (Prêmio Eldorado de Música 1995 e Sharp 1997), o Duo Clarones (com o Professor Henri Bok, da Holanda) e Quinteto Pierrot. Fez especialização em clarinete/clarone no Conservatório de Rotterdam – Holanda. É doutor em Performance pela Unicamp e, desde 1992, professor de Clarinete/ Clarone e Música de Câmara no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Atualmente é Chefe do Departamento CMU-ECA-USP. Tem grande atuação como solista e camerista, apresentando-se no Brasil, Europa e Estados Unidos. Destacam-se importantes estreias do repertório do Séc. XX e XXI para clarinete e clarone. Venceu, como solista, o Prêmio Eldorado de Música e o Prêmio Esso de Música (Holanda), entre outros.

Nascido em Milwaukee, Wisconsin, EUA, o violoncelista Robert Suetholz trabalhou sob orientação de George Sopkin, membro-fundador do Quarteto Fine Arts, seu sucessor Wolfgang Laufer, e Uzi Wiesel, ex-violoncelista do Quarteto de Cordas de Tel-Aviv, Israel. Obteve seu Mestrado em Violoncelo em 1998, sob a orientação de Hans Jørgen Jensen, da Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA) e seu Doutorado em Música pela USP em 2011. Atuou em várias orquestras internacionais, como a Israel Sinfonietta (spalla dos violoncelos) e a Orquestra Sinfônica de Milwaukee (EUA), entre outras. Residindo no Brasil desde 1985, foi spalla dos violoncelos das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura. Foi violoncelista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo durante vinte e cinco anos, desligando-se dele no final de 2016. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP desde 1989. Em 2015, pela Editora Prismas, lançou o livro Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo.

Gilberto Tinetti – piano
Luis Afonso Montanha – clarinete
Robert Suetholz – violoncelo

Programa

Ludwig van Beethoven (1770- 1827)
Trio op.11 para piano, clarinete e violoncelo (Allegro con brio, Adagio, Tema con Variazioni: Allegretto)

Johannes Brahms (1833-1897)
Trio op.114 para piano, clarinete e violoncelo (Allegro, Adagio, Andante grazioso, Allegro)

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Projeto Funarte Musical: Trio de piano, violoncelo e clarinete
Dia 11 de novembro. Sábado, às 21h.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com

Read more: http://www.funarte.gov.br/musica/trio-de-piano-violoncelo-e-clarinete-se-apresenta-na-funarte-sp/#ixzz4xm8wnAIZ
Follow us: funarte on Facebook