COMUNICANTUS - Laboratório Coral

O que é o Comunicantus?

Comunicantus é o nome atual do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Neste laboratório acontecem as atividades práticas dos corais que ensaiam regularmente e as atividades de extensão e aperfeiçoamento como cursos, workshops e concertos.

O nome Comunicantus é uma homenagem ao Maestro e Professor Klaus Dieter-Wolff, primeiro professor de regência coral na USP, de 1971 a 1974. Entre 1973 e 1978, Comunicantus foi o nome do atual Coral da ECA-USP, formado por alunos de graduação da USP. O Maestro Klaus Dieter-Wolff foi professor de Marco Antonio da Silva Ramos, que desde 1981 é responsável pela área coral do Departamento de Música da ECA-USP.

As atividades corais do Departamento de Música da ECA-USP são planejadas e desenvolvidas neste Laboratório, que reúne os professores da área coral e dialoga com professores de outras áreas e de outras instituições ligadas ao Canto Coral. Além das disciplinas curriculares, o Laboratório mantém vários coros, com perfis diferenciados de público, sempre como oportunidade de estágio e de aprendizado prático e reflexivo, preparando os futuros músicos para as múltiplas possibilidades de trabalho em Canto Coral.

O Comunicantus tem incentivado a produção discente, com muitas composições e arranjos estreados pelos coros que fazem parte do laboratório. Realiza também projetos especiais de extensão, tais como cursos, workshops, palestras, seminários. Tem recebido importantes profissionais ligados ao Canto Coral, tanto brasileiros como internacionais, objetivando a formação dos alunos, o crescimento da atividade coral e o desenvolvimento da pesquisa e da atividade artística. As atividades são supervisionadas pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos (coordenador) e Susana Cecília Igayara.

Coros em atividade

Coral da ECA
Disciplina obrigatória para graduação em música e optativa para outros cursos
Ensaios: Segunda e Quarta, das 12h às 13h30

Studio Coral – Vozes Femininas
Coral independente associado ao Comunicantus: Laboratório Coral
Ensaios: terça-feira, das 20h às 22h30

Coral da Terceira Idade da USP
Coro Comunitário que faz parte do Programa Universidade Aberta à 3ª Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Exclusivo ao público da 3ª idade.
Ensaios: sexta-feira, das 14h às 16h

Coral Escola Comunicantus
Coro Comunitário voltado para alunos, funcionários e professores da USP além de membros da comunidade externa à USP.
Ensaios: sexta-feira, das 18h30 às 20h40

Maiores informações, acesse: http://comunicantus.blogspot.com/