Mario Rodrigues Videira Junior


 

Função: Prof Associado
Currículo Lattes
 

Dados:
Vínculo: Prof Associado
Unidade: Escola de Comunicações e Artes
Departamento: Música - CMU
Telefone: 55 011 3091-4137


Disciplinas de Graduação:

 


Disciplinas de Pós-graduação:

 


Projetos de Pesquisa cadastrados pela Comissão de Pesquisa:

 

Linhas de pesquisas:

  • Estética e Filosofia da Música
  • Pedagogia Pianística
  • História da Ópera

 

 

 Projetos de Pesquisa:

  • Práticas Interpretativas e Métodos de Ensino para Piano (1750-1840): uma abordagem histórica e estética
    Descrição: Partindo da análise de alguns tratados e métodos para o ensino do piano publicados entre 1750-1840 sobretudo dos textos de autores como C. P. E. Bach, Marpurg, Türk, Clementi e Czerny o presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas interpretativas vigentes nesse período, assim como o modo pelo qual a mesma se articula com o pensamento estético da época. Por fim, pretende-se realizar uma tradução anotada e comentada de trechos escolhidos dos tratados desses três últimos autores (ainda não disponíveis em língua portuguesa), de forma a contribuir também para os atuais debates em torno das chamadas interpretações historicamente orientadas.
    Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

 

 

Links:

Entre a “Empfindsamkeit” e o Romantismo: a estética musical de Wackenroder e Tieck
(http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/musica/article/viewFile/21982/14344)

Ensinando Piano em Grupos
(http://www.projetoguri.org.br/revista/index.php/ei/article/view/52/84)

Eduard Hanslick e a Polêmica contra os Sentimentos na Música
(www.musicahodie.mus.br/5.2/MH_52_Mario%20Videira.pdf)

Formas sonoras em movimento: a natureza do belo musical segundo Hanslick
(http://www.anppom.com.br/opus/opus11/L_Mario%20Videira.pdf)

 

 

Outras informações:

Possui graduação em Música (2001) e em Filosofia (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Musicologia pela Universidade Estadual Paulista-Unesp (2004), sob orientação da Profa. Dra. Lia Tomás. É doutor em Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo-USP, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Werle. Publicou o livro "O Romantismo e o Belo Musical" (Ed. Unesp - 2006), além de diversos artigos em revistas especializadas. Como bolsista CNPq/DAAD realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Eberhard-Karls Universität Tübingen, sob orientação do Prof. Dr. Manfred Frank (2006-2008). É tradutor de "Berg: o mestre da transição mínima", de Theodor W. Adorno (Editora Unesp - 2010).