Edital: Seleção de Bolsista 2019 – Projeto Sabiá-Laranjeira

Departamento de Música da ECA-USP

Iniciado em 2016, o Projeto “Sabiá Laranjeira”, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira, vem realizando apresentações musicais didáticas em quatro escolas públicas de São Paulo, localizadas em regiões de vulnerabilidade social. Diversos grupos de música de câmara vêm recebendo orientações pedagógicas e se apresentando para estudantes do ensino básico, falando sobre seu trabalho, seus interesses e anseios, sempre abrindo espaço para ouvir e responder aos questionamentos das crianças e jovens. A organização dessas apresentações vem sendo realizada por uma equipe de 17 bolsistas PUB. Além do trabalho de produção, os bolsistas também se responsabilizam pela mediação e registro dos eventos, levantamento e análise de dados. O projeto tem parceria com o Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música da USP (LaMuc), coordenado pelo Prof. Dr. Michael Alpert, com os professores de canto e instrumentos do CMU e também com algumas escolas públicas.

INSCRIÇÕES: através do e-mail do projeto: proescola.mus@gmail.com. O estudante interessado deve enviar e-mail com cópia dos documentos manifestando interesse até o dia 22.02.2019.

I. Número de vagas: 2.

II. Tempo de dedicação: 10 horas semanais.

III. Valor da bolsa: R$400,00 (quatrocentos reais).

IV. São critérios de elegibilidade do bolsista:

a. Ser aluno regularmente matriculado na Graduação, preferencialmente nos cursos de Audiovisual, Educomunicação, Rádio e TV ou Jornalismo. Alunos de outras modalidades também são aceitos desde que cumpram os pré-requisitos.

b. Possuir noções básicas de manuseio de equipamentos de gravação e manipulação de áudio e imagem.

Obs.: a bolsa será concedida de Março de 2019 a Fevereiro de 2020, mediante comprovação da manutenção do vínculo de matrícula.

V. Descrição das atividades: Apoiar docentes e discentes nas atividades laboratoriais do Projeto Sabiá Laranjeira. Sob a orientação do docente responsável, o monitor deverá exercer atividades desenvolvidas no âmbito de realização, registro e divulgação de apresentações musicais didáticas. Tais atividades podem ser assim definidas:

a. Acompanhar e registrar as apresentações musicais didáticas realizadas pelos alunos do Departamento de Música da Usp nas escolas parceiras - EMEF Brasil Japão, EMEI Mário Ary Pires, E.E. Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, EMEF Solano Trindade ou outro espaço que o projeto tenha parceria.

b. Edição e arquivamento dos registros audiovisuais.

c. Auxiliar na produção de materiais pedagógicos e de divulgação a serem utilizados em atividades musicais didáticas, incluindo a divulgação por email, impressa e por mídias sociais, facilitando o contato entre a equipe de produção do projeto Sabiá Laranjeira e as escolas parceiras.

d. Auxiliar na elaboração de relatórios desses alunos e docentes vinculados ao projeto, referentes a ensaios, apresentações, pesquisas e atividades pertinentes.

e. Participar de reuniões de planejamento e avaliação de atividades do Projeto Sabiá Laranjeira.

VI. Responsabilidade pelo processo de seleção dos(as) bolsistas: coordenador do projeto, Prof. Dr. Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira.

VII. Documentação exigida: CPF; RG; Número USP; Histórico Escolar do curso de Graduação na USP.

VIII. Cronograma:

a. Inscrição – no e-mail do projeto: proescola.mus@gmail.com até o dia 22.02.2019.

b. Análise da documentação: 23 a 24 de fevereiro de 2019

c. Realização de entrevistas com os candidatos: acontecerão na semana entre os dias 25.02.2019 e 01.03.2019 no Departamento de Música da USP. A sala e o horário das entrevistas serão notificados via e-mail.

d. Divulgação dos resultados do processo seletivo no site do Departamento de Música da USP: http://www3.eca.usp.br/cmu e por e-mail.

e. Início imediato (Março de 2019).