Publicação da Revista Música - Vol 17 (Música e Filosofia - Homenagem a Paulo Justi)

O Volume 17 da Revista Música acaba de ser publicado no Portal de Revistas da USP e pode ser acessado na íntegra através do link:

https://www.revistas.usp.br/revistamusica/index

 

A música e a filosofia caminham juntas há muito tempo na história da tradição ocidental e são vários os exemplos de trânsito entre as duas áreas. Se, a princípio, pode-se pensar o fazer musical como destacado da tradição reflexiva sobre ele, percebe-se uma tendência constante do encontro entre as duas atividades de conhecimento: seja nas relações entre música e retórica a partir do século XV, seja nas várias passagens dos filósofos antigos que tratam da música, ou ainda nos Enciclopedistas, na tradição de filosofia alemã desde o século XVIII até o século XXI, e assim por diante. Trata-se de um universo gigantesco que tem recebido relativamente pouca atenção no Brasil, com honrosas exceções. 

 

Neste volume especial pretende-se prestar uma merecida homenagem ao Professor Paulo Justi, falecido em 2010. Fagotista de formação, responsável pela educação de várias gerações de instrumentistas, ele era um grande defensor da aproximação das artes com a filosofia no âmbito da universidade. A Revista reúne alguns trabalhos de importantes especialistas das áreas de música e filosofia, tanto do Brasil como do exterior, bem como os resultados de pesquisas realizadas por alunos de pós-graduação, além de um artigo inédito do Prof. Justi, intitulado "Os conceitos kantianos e a música”.

 

CAPA REVISTA  MUSICA VL 17.2018.jpg