Comunidade - Boletim 415

Minissérie aborda atuação de ex-alunos da ECA no cinema brasileiro

Na última segunda-feira, dia 21, o SescTV lançou a minissérie O Cinema Sonhado, dirigida por Ugo Giorgetti. A produção de quatro episódios dá um panorama do que foi o cinema paulista entre os anos 1963 e 1990, desde a crise com o fim da Vera Cruz, passando pela criação da Embrafilme, a participação da ECA no cinema paulista, até o fim da Embrafilme no governo Collor.

 

CMU promove cursos de instrumentos

O Departamento de Música (CMU) recebe no próximo mês as inscrições para cursos de difusão de instrumentos. O prazo de inscrição é do dia 4 a 15 de fevereiro, por meio do sistema Apolo. O público-alvo são músicos ou já estudantes de música que desejam aperfeiçoar tecnicamente a prática do instrumento. Será realizado um teste para selecionar os candidatos.

 

Contradição cultural na ficção televisiva é constante em países latino-americanos

Tradição da televisão brasileira, as telenovelas são frequentemente entendidas sob o ponto de vista do entretenimento. A fim de enxergar essas produções não apenas enquanto passatempos midiáticos, mas, também, como possíveis objetos de estudo acadêmico, o professor José Marques de Melo (1943-2018) criou, em 1992, o primeiro centro de referência no Brasil destinado à pesquisa e documentação de telenovela e ficção seriada.