Hugo Fernando Salinas Fortes Junior


 

Função: Prof Associado
Currículo Lattes
 

Dados:
Vínculo: Prof Associado
Unidade: Escola de Comunicações e Artes
Departamento: Relações Públicas, Propaganda e Turismo - CRP
Telefone: 55 011 3091-4122


Disciplinas de Graduação:

 


Disciplinas de Pós-graduação:

 


Projetos de Pesquisa cadastrados pela Comissão de Pesquisa:

 

Linhas de pesquisas:

  • Relações entre Design, Publicidade e Arte
    Objetivos: Identificar pontos de contato entre o Design, a Publicidade e a Arte, investigando as interrelações destas áreas na contemporaneidade. Gerar estudos a respeito da imagem, relacionando a história da arte do século XX a introdução das novas tecnologias de comunicação. Palavras-chave: arte contemporânea; design; publicidade; Peças gráficas não-convencionais; ruptura do suporte.
  • Poéticas Líquidas em Arte Contemporânea
  • Objetivos: Esta linha de pesquisa visa estudar a utilização da água e outros líquidos como material para a produção de obras de arte contemporâneas. Discute o uso das características fenomenológicas dos líquidos (transparência, fluidez, flutuação, reflexão, etc.) em conjunto com suas conotações simbólicas. A água é tomada como líquido  primordial e é estudada desde sua representação ao longo da história da arte até a sua participação como material de instalações, esculturas, performances e trabalhos artísticos multimídia..
    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
    Palavras-chave: água; arte contemporânea; líquidos; poética; ruptura do suporte.
  • Interações entre natureza e ciência na arte contemporânea
  • Objetivos: - Discutir as alterações da percepção artística da naturezano final do século XX, tendo em vista a interferência da ciência no mundo contemporâneo. - Realizar um levantamento e uma análise de obras de arte que discutam a interação entre ciência e natureza, refletindo sobre a arte povera e a land art, porém estabelecendo um contraponto com a produção de artistas mais recentes das décadas de 80 e 90. - Problematizar as questões da ecologia na arte contemporânea, discutindo a validade e os limites da arte engajada. - Identificar as mudanças no conceito de paisagem e sua aplicação no final do século XX e início do século XXI. - Criar categorias de análise para o trabalho dos artistas contemporâneos que tratem de conceitos como artificialidade da paisagem, seres híbridos, crítica da ciência, entre outros.
    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
    Palavras-chave: artes plásticas; arte  contemporânea; natureza e paisagem; ecologia.

 

 

 Projetos de Pesquisa:

  • Interações entre natureza e ciência na arte contemporânea
  • Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar a produção artística contemporânea que trata da mudança de paradigmas da relação do homem com a natureza em virtude do crescente desenvolvimento tecnológico da atualidade. A interferência da ciência no mundo natural, bem como as alterações da percepção da paisagem na contemporaneidade têm gerado a produção de obras de arte que tematizam os problemas ecológicos, a biogenética, a manipulação econômica da natureza e a crítica à atividade científica. A relação entre homem e natureza na atualidade não se dá de forma ingênua e direta, mas sim mediada pela ciência e pela mídia. Artistas como Olafur Eliasson, Mark Dion e Eduardo Kac, entre outros, têm tratado destas questões em seus trabalhos realizados nas últimas décadas do século XX e devem ser melhor compreendidos a partir deste estudo.
    Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    Integrantes: Hugo Fernando Salinas Fortes Júnior - Coordenador.
    Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
  • Para uma História Contemporânea das Relações entre Design, Publicidade e ArteDescrição: Este projeto visa estabelecer um diálogo entre as áreas de artes visuais, design e publicidade, identificando seus pontos de contato e diferenças. A arte contemporânea muitas vezes incorpora procedimentos e imagens oriundas da comunicação de massa e do design, o que também ocorre no sentido contrário. Identificar estes pontos de contato entre as áreas, utilizando para isso o levantamento histórico de profissionais que atuaram tanto no campo do design e da publicidade, como no da arte, é o principal objetivo deste projeto.
    Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Integrantes: Hugo Fernando Salinas Fortes Júnior - Coordenador.

 

 

Links:

http://sites.google.com/site/forteshugo

 

 

Outras informações:

Professor, pesquisador, artista plástico e designer. É Professor Doutor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em 2009 realizou pesquisa de Pós-doutorado na FAU-USP, sob supervisão de Agnaldo Farias. Possui Doutorado em Artes pela ECA-USP (com doutorado sandwich de dois anos na Alemanha), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (1989) . Viveu de 2004 a 2006 em Berlim, como bolsista DAAD (Serviço de  Intercâmbio Acadêmico da Alemanha)/CAPES para o desenvolvimento de doutorado sandwich na Universität der Künste Berlin, onde também foi docente convidado. Em 2007 foi vencedor do Prêmio CAPES de Tese, com o trabalho "Poéticas Líquidas: a água na arte contemporânea", considerada a melhor tese de doutorado em nível nacional na categoria Artes/Música . Como artista plástico tem participado de inúmeras exposições, bienais e festivais no Brasil, na Alemanha, na França, na Espanha, na Dinamarca, na Grécia, Armênia, Filipinas, Marrocos, Chile, Venezuela e Uruguai. Entre suas exposições recentes, estão "Tierperspektiven" no Georg-Kolbe Museum em Berlim, "Urbi et Orbi" no Paço das Artes em São Paulo, "Videoloop Barcelona" na Espanha, "Nouvelles de Sao Paulo" em Paris, "Bienal Internacional de Performance" no Chile e "Water/Água" no MAC Dragão do Mar, Fortaleza. Foi curador da Mostravídeo Itaúcultural em 2009 e da exposição Urbi et Orbi, no Paço das Artes, em 2010. Publica regularmente artigos na área de artes. Atua desde 1989 como designer gráfico e é professor do curso de design da FAU-USP. Como professor atua principalmente nas áreas de Artes e Comunicação, com destaque para temas relativos à arte contemporânea, história da arte, design gráfico, instalações artísticas, video, fotografia e performance.