Campanha propõe reflexão sobre o dia Internacional da Mulher

Nesta quarta-feira, 8 de março, o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) montará, na ECA, uma campanha que visa criar, para o Dia Internacional da Mulher, uma reflexão a respeito do papel da mulher na sociedade.

Para isso, o CRP se propôs a problematizar a tradição de se dar flores para as mulheres no Dia Internacional. Em parceria com a Agência de Comunicações ECA Jr., o CRP criará cartazes, expostos em diversos prédios da ECA, em que as alunas, funcionárias, professoras e outras mulheres posarão tal qual a famosa campanha americana We Can Do It!, criada no período da II Guerra Mundial para aumentar a moral de operários, e resignificada pelo movimento feminista nos anos 1980. Cada foto será acompanhada pela frase não me dê flores, me dê..., completada por pedidos das modelos, como respeito, oportunidades e alternativas, por exemplo.

Além desta intervenção, o CRP fará uma divulgação da campanha na página de facebook do Departamento, além de colocar no Youtube um vídeo curto explicando a ideia por trás dos cartazes.

A professora Maria Clotilde Perez, chefe do CRP, revela que a campanha é um desdobramento das reflexões levantadas na Revirada do CRP, realizada em novembro de 2016, e  pretende que ela seja estendida para debates, mesas-redondas e pesquisas com o objetivo de investigar o lugar da mulher na publicidade através dos anos. A professora incentiva, ainda, a contribuição de outros Departamentos da ECA no projeto.

 

fonte:lac.usp.eca, por