Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação 2015

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação 2015 da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) divulgou seus finalistas. O prêmio Luiz Beltrão foi criado como forma de reconhecimento para pesquisadores e grupos de pesquisa que estejam se destacando no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras. Suas categorias são Liderança Emergente, Maturidade Acadêmica, Grupo Inovador e Instituição Pragmática.

Na categoria Grupo Inovador, está concorrendo o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), ligado à ECA e apoiado pela ABERJE. Já em Maturidade Acadêmica, está indicado o professor livre-docente da ECA e diretor-presidente da ABERJE, Paulo Nassar.

A categoria de Grupo Inovador está destinada a reconhecer núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar. Essa é a segunda vez que o GENN aparece entre os finalistas – a primeira foi em 2013.

Formado pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP),  o GENN é um espaço transdisciplinar e multi-institucional em que participam mais de 40 pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento e oriundos de mais de 12 instituições brasileiras e internacionais. Ele busca estabelecer um espaço institucional permanente e oficial para agrupar, organizar e difundir conhecimento e reflexão sobre narrativas na contemporaneidade, com ênfase nos campos da Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, Turismo, História, Ciências Sociais e Ciências da Informação. Uma das próximas iniciativas do grupo é o I Congresso Internacional de Novas Narrativas, marcado entre 11 e 12 de junho de 2015 em São Paulo/SP.

Já Paulo Nassar é graduado em Jornalismo pela PUC/SP, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela ECA/USP e livre-docente pela mesma instituição.  É pós-doutor pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione/Milão.  Ganhou, em 2012, a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.

A avaliação das candidaturas pelo júri acontece até o dia 22 de maio, com anúncio dos vencedores marcado para 29 de maio. A entrega dos diplomas aos ganhadores 2015 acontece no dia 5 de setembro, durante o Congresso Nacional da Intercom na cidade do Rio de Janeiro.

fonte: lac.eca.usp