Apresentação da ECA

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo foi criada em 1966, com o nome de Escola de Comunicações Culturais. Pela diversidade de áreas oferecidas, a ECA caracteriza-se por ser uma Escola que vive sua contemporaneidade. Sempre atenta às inovações e à qualidade do ensino superior. Seus cursos estão entre os mais concorridos. A relação candidato/vaga para o vestibular é a mais alta da USP. Nestas quatro décadas de investimento em ensino e pesquisa científica, nossa Escola já formou inúmeros profissionais e cientistas de alto nível. A primeira turma formou-se em 1970. De lá para cá, a ECA tem se destacado não apenas em número e diversidade de cursos, mas também pela qualidade do seu corpo docente. Hoje é uma instituição de referência para toda a América Latina. No cenário internacional consolidou seu prestígio como uma instituição que mantém o nível de excelência nas áreas das Comunicações e das Artes. A rigor, a ECA tornou-se uma Escola internacional. São muitos alunos estrangeiros vindos da África, Europa e América que aqui estudam.

São 22 habilitações profissionais em cursos regulares de graduação, das quais 15 são voltadas à área de Artes: Cenografia, Direção Teatral, Interpretação Teatral, Teoria do Teatro, Escultura, Gravura, Multimídia e Intermídia, Pintura, Canto e Arte Lírica, Composição, Instrumento, Regência e Licenciatura em Educação Artística em Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música. Há 4 habilitações na área de Comunicação Social: Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, além dos cursos de Biblioteconomia, Turismo e Superior do Audiovisual. A ECA mantém ainda, incorporada à sua estrutura, a Escola de Arte Dramática (EAD), tradicional escola de teatro, responsável pelo curso técnico “Formação de Ator”.

Sua estrutura organizacional é constituída por oito departamentos e uma escola técnica. A configuração dos departamentos apresenta a seguinte distribuição:

  • Departamento de Artes Cênicas – CAC
  • Departamento de Artes Plásticas – CAP
  • Departamento de Biblioteconomia e Documentação – CBD
  • Departamento de Comunicações e Artes – CCA
  • Departamento de Jornalismo e Editoração – CJE
  • Departamento de Música – CMU (São Paulo e Ribeirão Preto)
  • Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo – CRP
  • Departamento de Cinema, Rádio e Televisão – CTR
  • Escola de Arte Dramática – EAD

Além dos cursos regulares, a ECA oferece diversas atividades voltadas à prestação de serviços à comunidade. São funções essenciais dentro da Universidade, como os cursos de extensão sobre variados temas e o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade.

Outro segmento muito ativo na Escola são os centros e núcleos de pesquisa. Além do trabalho dedicado à investigação científica, eles possuem estreito relacionamento com a comunidade, realizando trabalhos importantes de utilidade pública, quase sempre em parceria com órgãos governamentais.

Agregadas a essas atividades, existem empresas juniores, administradas por alunos, que prestam assessorias com qualidade profissional em diversas áreas do mercado. São elas:
 

  • ECA Jr, agência de publicidade, relações públicas e turismo, no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo;
  • COM-ARTE, editora júnior, no Departamento de Jornalismo e Editoração, além do tradicional Jornal do Campus, um periódico quinzenal, e a Agência Universitária de Noticias, órgão que pauta os assuntos da Universidade para os veículos de comunicação de todo o Brasil.

O programa de Pós-Graduação, incentivando o intercâmbio cultural e a pesquisa, mantém convênios com as mais destacadas universidades americanas, francesas, italianas, espanholas, alemãs, entre outras.

A Pós-Graduação, após grandes tranformações na sua estrutura funcional, deixando de estar vinculada aos Departamentos como de origem, constituiu áreas  temáticas numa perpectiva plural. Assim, a ECA possui seis Programas de Pós-Graduação em sua estrutura acadêmica e administrativa, a saber:

  1. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC);
  2. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV);
  3. Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Comunicação (PPGCOM);
  4. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI);
  5. Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos em Audiovisuais (PPGMPA).;
  6. Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS);

Para atender essa demanda tão diversificada, a ECA oferece à comunidade vários serviços de atendimento especializados. Entre eles, a Biblioteca Maria Luiza Monteiro, a Seção Técnica de Informática e o Laboratório Agência de Comunicação (LAC).

O maior investimento pedagógico e cultural da ECA tem sido a constante reciclagem e atualização dos métodos e o uso de novas tecnologias de ensino.