Notícias

A Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) faz sua abertura de processo

“RINGUES POLIFÔNICOS”

Espetáculo construído a partir de repertório escolhido de poesia brasileira. São 25 autores brasileiros e uma autora portuguesa compondo um repertório de 42 poemas encenados pelos alunos-atores da turma 68 da Escola.

Apresentações dias: 25, 26 e 27 de junho de 2017

Domingo às 19h, Segunda e Terça às 20h

Teatro Laboratório – Sala Miroel Silveira

Rua da Reitoria, 215 – (travessa da Av. Prof. Luciano Gualberto)- Cidade Universitária - Butantã

Fone 3091-4376

Duração – 70 minutos – CLASSIFICAÇÃO MAIORES DE 14 ANOS

A bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo

Seleção de textos, direção cênica e coordenação geral – Silvana Garcia

Elenco (turma 68) – Álvaro Henrique Lara costa, Augusto OrtaleTrainotti, Camila Augusto Florio, Carolina Forato Froes, Dawton Abranches Pulhez, Ellen Regina Pereira, Emerson Dias da Silva, Gabriel Edeano Silva Reis, Gabriela Scheibe Adams, Giulia Rodrigues Do Ouro, Herácliton Caleb de Oliveira Silva, Isabela Carolina Rossi, Josefa Elaine Duarte da Silva, Larissa Nascimento Nunes Silva, Luísa Pinti Dias, Michel Waisman Kleinas, Murilo Alves Santana, Samya Gerbasi Pascotto, Wellington Lourença Bonfim.

Coordenação de figurino: Samya Pascotto

Professores colaboradores neste processo: Ana Miranda(corpo), Carmina Juarez(canto) e Mônica Montenegro(voz)

Acompanhamento do processo de criação – Zi Arrais

Apoio Técnico – Denilson Marques e Mário de Castro (iluminação),  Zito Rodrigues (cenotécnica)

Produção, divulgação e bilheteria – Bertha S. Heller

____________________________________________________________

A Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) apresenta

“NHANHOMOIRUMBA UM PANFLETO-ESQUIVA”

Direção: JOSÉ FERNANDO PEIXOTO DE AZEVEDO

NHANHOMOIRUMA: UM PANFLETO-ESQUIVA é o resultado de um primeiro contato com aspectos da cultura indígena. A leitura de textos de autores como Ailton Krenak,Eduardo Viveiros de Castro e Davi Kopenawa, entre tantos outros, ganhou novos contornos com a convivência de alguns dias numa aldeia Guarani em São Paulo, a Kalepety. A experiência da troca e a aproximação à mobilização política indígena no momento atual do país fizeram com que o grupo se interrogasse sobre o significado possível de uma aliança política hoje.

O título em guarani traduz essa palavra de uma maneira reveladora. O grupo pediu a uma líder guarani que traduzisse para a sua língua a palavra “aliança”. Ela nos deu essa versão que, devolvida ao português quer dizer algo próximo de: aquilo que eu e você decidimos fazer juntos, e fazemos, como amigos.

Aliança e esquiva – esta última como sendo o modo guarani de ira à luta: misturando sem se confundir com outro, desviando sem se furtar ao combate; nomeando o inimigo sem desconhecer suas artimanhas; reconhecendo o mundo como um mundéu, mas politizando as marcas do engano.

A peça é um “panfleto teatral”. Exigência poética dos confrontos atuais

Concepção e Direção Geral: José Fernando Peixoto de Azevedo

Roteiro: José Fernando Peixoto de Azevedo e Turma 67 da EAD

Assistenta de direção e preparação corporal: Lucas Brandão