Currículo Lattes - os 5 erros mais frequentes

11/10/2016

1º erro - Colocar símbolos desnecessários
Deve-se evitar ao máximo o uso dos seguintes símbolos:

Travessão (−): Frequentemente quando é inserido um travessão no Lattes, na visualização do currículo ele aparece como um ponto de interrogação. Isso acontece mais frequentemente quando se copia o conteúdo de algum lugar para inserir no Lattes. Neste caso, deve-se apagar o travessão e utilizar o "meio-risco" ou "hífen" (-) para que esse efeito não aconteça. Mesmo assim, só utilize esse símbolo quando for realmente necessário. 

Aspas: não é necessário colocar aspas em todos os títulos de trabalhos, de palestras ou em nomes de eventos. As aspas inseridas, dependendo do local, também podem aparecer no Lattes como um ponto de interrogação. No caso de títulos de trabalhos e palestras basta utilizar dois pontos e escrever o título em seguida. No caso de nomes de eventos, deve-se colocá-lo sem as aspas.

Veja na imagem abaixo quantas vezes o ponto de interrogação aparece nesse Lattes, provavelmente, porque foi inserido aspas entre os títulos.

2º erro - Inserir em Eventos o que você não sabe onde inserir
Muitas pessoas quando não sabem onde inserir algo que fizeram ou participaram como, por exemplo, ministração de disciplinas ou mini-cursos, as inserem em Eventos, mas esses itens tem seus campos específicos para serem inseridos. Mini-cursos devem ser inseridos em Formação Complementar e Ministração de disciplinas deve ser inserido em Atuação Profissional.

3º erro - Escrever palavras desnecessárias
Por exemplo, se você participou de um evento como ouvinte, não é necessário escrever “Participou do (a)“ antes do Nome do evento no campo Eventos.  Assim como se foi palestrante no evento, não é necessário escrever antes do Nome do evento “Palestra no”, basta escrever o nome do evento e o título da palestra em Título da apresentação. Mas escrever "Palestrante com o tema:" antes do Título da apresentação é aceitável.

Veja esse erro demonstrado na imagem abaixo:

4º erro – Não inserir as informações completas
Assim como em todas as atividades acadêmicas/profissionais que realizamos na vida, devemos escrever as informações completas como, por exemplo, o nome da instituição corretamente e por completo, o nome do Programa de Pós-graduação correto, e assim por diante.

5º erro – ESSE É O CAMPEÃO! Repetir termos!
Frequentemente as pessoas tem inserido palavras desnecessárias no campo Curso em Formação acadêmica/titulação quando vão inserir o que estão cursando como, por exemplo, Graduação, Mestrado ou Doutorado.

Ao invés das pessoas colocarem apenas o nome do curso, por exemplo, Medicina, se referindo ao curso de Graduação, as pessoas estão escrevendo no campo Curso “Graduação em Medicina”, e o resultado disso no Currículo Lattes será: "Graduação em Graduação em Medicina”.

Esse fato está gerando currículos com informações repetidas, como nos exemplos abaixo, o que gera a impressão de descuido do seu Currículo Lattes: 

“Mestrado em andamento em Mestrado em”

“Doutorado em Doutorado”

“Doutorado em andamento em Pós-graduação em“

“Especialização em andamento em Especialização”

“Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento”

Essa repetição também vem acontecendo em outros itens do Currículo Lattes como, por exemplo, no de docentes no Campo Orientações criando escritos como “Graduando em Graduação em”.

Veja esses e outros exemplos na imagem abaixo:

 

 

Fonte: www.auxilio-academico.wixsite.com/auxilioacademico