FAPESP - Sistema computacional auxilia músicos a planejar ações de divulgação

22/08/2016

Startup apoiada pela Fapesp desenvolve plataforma capaz de identificar automaticamente músicas tocadas em rádios, canais de TV e na internet

Os profissionais da indústria da música dispõem de uma nova ferramenta para obter indicadores precisos do mercado fonográfico no Brasil e no mundo e, com base nisso, desenvolver estratégias para a divulgação de um artista estreante, por exemplo, ou de uma nova música de um cantor já consagrado.

Playax – uma startup fundada por um cientista da computação formado pela Universidade de São Paulo (USP) e um produtor musical – desenvolveu, com auxílio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp, um sistema computacional de identificação automática de músicas executadas em rádios, canais de televisão e na internet.

A partir dos dados gerados pelo sistema computacional, um artista usuário da plataforma consegue identificar, por exemplo, em quais rádios e regiões do País suas músicas têm sido tocadas e, assim, direcionar melhor suas ações de marketing, planejar agenda de shows, compreender melhor a audiência e até ampliá-la.

Mais informações: http://agencia.fapesp.br/sistema_computacional_auxilia_musicos_a_planeja...