USP - Escola de Verão IPSA-USP 2017 - inscrições até 04.10.2016

22/08/2016 11:17
04/10/2016 18:00

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os cursos oferecerem um treinamento rigoroso sobre diferentes aspectos da pesquisa empírica em Ciências Sociais, com questões teóricas e práticas que refletem o estado-da-arte sobre temas como o desenho e o desenvolvimento de pesquisas empíricas e analise de dados, contribuindo para a qualificação dos alunos de pós-graduação, jovens pesquisadores e professores. A 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 23 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017.

Os professores dos cursos são referência na literatura acadêmica e estão vinculados a universidades europeias e norte-americanas. Eles lecionam durante a manhã e continuam com aulas teóricas à tarde ou optam por práticas em laboratórios de informática, com o uso de softwares específicos para a área quantitativa.

A programação também inclui sessões de informações especiais (special information sessions) que trazem capacitação em habilidades especiais e seminários que proporcionam aos participantes a oportunidade de vislumbrar o impacto de várias metodologias em temas substantivos específicos. Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês.

Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP são, em geral, docentes, estudantes de doutorado e de pós-doutorado, além de um número crescente de ótimos alunos de mestrado que completaram, com sucesso, os cursos da Escola. Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP representam também um número variado de países e perfis metodológicos.

A Escola conta com o apoio de do Departamento de Ciência Política da USP, do Instituto de Relações Internacionais da USP, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. Os organizadores também destacam o apoio do BNDES, FAPESP, CAPES e CNPq. Estas instituições públicas de fomento têm se constituído em apoiadores de longa data da Escola e vitais na sua concretização. A Escola de Verão também recebe apoio do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI), ambos da Universidade de São Paulo.

Chamada para inscrições da oitava edição vai até 4 de outubro de 2016. Todos os cursos serão administrados em inglês.

Mais informações veja no site: http://summerschool.fflch.usp.br/

A lista completa de cursos também já está on line: http://summerschool.fflch.usp.br/course-offerings/courses