Projeto Temático

A modalidade Projeto Temático destina-se a apoiar propostas de pesquisa com objetivos suficientemente ousados, que justifiquem a duração de até cinco anos e as condições especialmente favorecidas de apoio e financiamento, incluindo a possibilidade de concessão de solicitações complementares vinculadas ao projeto.

Projetos Temáticos se distinguem de Auxílios à Pesquisa – Regulares pela natureza, ousadia e abrangência das atividades da pesquisa propostas, e pela experiência do pesquisador responsável na área em que se insere o projeto.

Em um Projeto Temático, em geral, envolve-se uma equipe de vários pesquisadores, muitas vezes de vários departamentos ou instituições, visando à obtenção de resultados científicos ou tecnológicos de elevado impacto para o avanço da fronteira do conhecimento.

 

QUADRO SÍNTESE
Havendo interesse recomendamos fortemente a leitura da Norma Completa

 

FAPESP - Projeto Temático

PRAZO PARA SUBMISSÃO

Fluxo contínuo

PRAZO PARA ANÁLISE

120 dias

ITENS FINANCIÁVEIS

  1. Material permanente adquirido no país e importado;
  2. Material de consumo adquirido no país e importado;
  3. Serviços de Terceiros adquirido no país e fora;
  4. Despesas de Transporte e Diárias para atividades diretamente ligadas à realização da pesquisa proposta, inclusive para vinda de Pesquisadores Visitantes;
  5. Bolsas: pagamento de Bolsas de Pós-Doutoramento, de Doutorado Direto, de Iniciação Científica e de Treinamento Técnico, conforme as normas da FAPESP.

DURAÇÃO

60 meses (possiblidade de prorrogação por até 12 meses)

REQUISITOS PESQUISADOR RESPONSÁVEL E DOS PESQUISADORES PRINCIPAIS

  1. Ter título de doutor ou qualificação equivalente.
  2. Ter vínculo formal com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo.
  3. Ter expressiva produção científica ou tecnológica.
  4. Ter experiência e competência comprovadas na área em que se insere o projeto, demonstrada por: qualidade e regularidade e impacto de sua produção científica e tecnológica; formação de pesquisadores no nível da pós-graduação; experiência no intercâmbio científico e execução de projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores de instituições no Brasil e em outros países; capacidade de formar grupos de pesquisa com resultados reconhecidos na comunidade da área.

FORMATO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS E FORMULÁRIOS EXIGIDOS

  1. Apresentação da equipe de pesquisa (além do pesquisador responsável e do(s) pesquisador(es) principal(is), a equipe poderá incluir: pesquisadores associados ao projeto; pós-graduandos; estagiários; pessoal de apoio técnico; pessoal administrativo)
  2. Súmula Curricular do pesquisador responsável, de cada um dos pesquisadores principais propostos e de cada um dos pesquisadores associados (instruções em www.fapesp.br/sumula).
  3. Resumo dos resultados obtidos anteriormente com auxílios ou bolsas FAPESP, elencando títulos dos projetos e números de processo (até duas páginas).
  4. Projeto de Pesquisa contendo no máximo 40 páginas, sugere-se que o projeto seja organizado roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa.
  5. Documentos adicionais necessários para a análise da proposta: justificativa para cada um dos itens solicitados no orçamento; três orçamentos para cada um dos itens de material permanente nacional ou importado cujo valor supere dez salários mínimos (Nacional); descrição do apoio institucional e infraestrutura disponível para desenvolvimento do projeto.

SUBMISSÃO

Exclusivamente eletrônica: www.fapesp.br/sage

NORMA COMPLETA

http://www.fapesp.br/176