Cada universidade deveria ser livre para inventar’, diz Manuel Castells

29/08/2016

Palestrante do encontro Educação 360, sociólogo reflete sobre a faculdade na era da informação

Autor da trilogia “A Era da informação: economia, sociedade e cultura”, o espanhol Manuel Castells é conhecido mundialmente por seus estudos sobre as redes sociais e o impacto do dilúvio de informações na civilização de hoje. O sociólogo será um dos principais palestrantes do Educação 360, encontro que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, realizado pelos jornais O Globo e “Extra”, em parceria com Sesc e Prefeitura do Rio com apoio da TV Globo e Canal Futura. Nesta entrevista, o acadêmico, que vai dissertar sobre o papel das universidades na atualidade, elogia as melhores faculdades do Brasil, mas critica o cenário do ensino superior nacional, dizendo que a maioria das instituições é voltada para o lucro e, muitas delas, com baixa qualidade. Sobre a escola, ele prega uma mudança na formação de professores, em direção a um modelo de ensino menos autoritário e mais participativo.

Veja o texto na íntegra: O Globo Online

O Globo Online não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.