Indicado ao prêmio Grammy Latino o mais recente CD "Rasgando Seda" gravado com o Quinteto Villa-Lobos.

15/11/2012 00:00

QUINTETO - O Quinteto Villa-Lobos nasceu em 1962, com o objetivo de disseminar a música de câmara brasileira. O grupo é formado apenas por instrumentos de sopro. Há 16 anos, sua formação é a mesma: Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). O Quinteto Villa-Lobos tem 12 discos gravados.

 
GUINGA - O músico e compositor Guinga, nome artístico de Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, nasceu em 1950, no Rio de Janeiro. Estudou violão clássico com Jodacil Damasceno e começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista acompanhando artistas como Beth Carvalho, Clara Nunes, Cartola, Alaíde Costa e João Nogueira.
 
Guinga é reconhecido por artistas de peso, como Hermeto Pascoal. O músico tem 11 discos gravados. Em 2002, o jornalista Mário Marques escreveu sua biografia, intitulada “Guinga, os mais belos acordes do subúrbio”, e lançada pela Editora Gryphus. Em 2003, a mesma editora lançou seu songbook, chamado “A Música de Guinga”. Atualmente, o cineasta italiano Massimo D’Orsi está produzindo o documentário “Guinga: pra que mentir?”, que aborda sua vida e obra.