Coral da ECA recebe o Coro Universitário de Mendoza (Argentina)

10/06/2015 12:00

Na próxima 4ª feira, dia 10, às 12h, o Coro Universitário de Mendoza fará um concerto para os alunos do Departamento de Música. O Coral é mantido pela Secretaria de Extensão Universitária da Universidade Nacional de Cuyo, dirigido desde 1997 por Silvana Vallesi.

Premiado na Argentina, França, Hungria e Alemanha, o coro apresentou-se em diversos países da América e da Europa.

Realiza um trabalho formativo, atuando como instrumento em cursos e masterclasses com regentes argentinos e internacionais. Centrado no repertório a cappella e com ênfase em compositores contemporâneos, tem realizado também concertos corais-sinfônicos.

Neste encontro com os estudantes do Coral da ECA-USP apresentará um programa que inclui, entre outros, Ginastera, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Alberto Grau, Beatriz Corona e Morten Lauridsen.

O encontro entre os dois coros e entre estudantes e regentes dos dois países é Coordenado pelo Prof. Marco Antonio da Silva Ramos e o Comunicantus: Laboratório Coral e pretende estimular o intercâmbio cultural e acadêmico, por isso tem o apoio da Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP.

A entrada é franca e o concerto será realizado no Auditório do Departamento de Música da ECA-USP, no horário de ensaio do Coral da ECA-USP, ao meio-dia.

REPERTORIO

Música coral del continente americano del siglo XX (original para coro)

Lamentaciones del profeta Jeremías/ Alberto Ginastera-Argentina

Salmo 114/Alberto Caamaño-Argentina

Jubiabá/Alberto Pinto Fonseca-Brasil

Del Requiem de Osun: Confutatis-Lacrimosa/Calixto Alvarez-Cuba

Corazón Coraza/ Beatriz Corona-Cuba

Magnificat-Gloria/Alberto Grau-Venezuela

Bomba E/Cucco Peña-Puerto Rico

Sa nuit d'etés/ Morten Lauridsen USA con piano

Lie lightly gentle earth/ Paul Chiara USA

It was a lover and his lass/Ward Swingle

Gloria y Credo de la Misa Tango de Martín Palmeri con piano y bandoneón

Arreglos:

Tangos con o sin bandoneón

Adiós nonino de A Piazzolla Arreglo Gustavo Maldino

La muerte del ángel A Piazzolla

Fuga y Misterio A Piazzolla

Tangatta A Piazzolla Arr Silvana Vallesi ,con piano y bandonéon(y guitarra?)

Carinhoso -Pixinguinha-Arr J de Barros/Brasil

Spirituals:

Elijah rock Arr Moses Hogan/USA

Wade in the water Arr Norman Luboff

REPERTORIO

Música coral del continente americano del siglo XX (original para coro)

Lamentaciones del profeta Jeremías/ Alberto Ginastera-Argentina

Salmo 114/Alberto Caamaño-Argentina

Jubiabá/Alberto Pinto Fonseca-Brasil

Del Requiem de Osun: Confutatis-Lacrimosa/Calixto Alvarez-Cuba

Corazón Coraza/ Beatriz Corona-Cuba

Magnificat-Gloria/Alberto Grau-Venezuela

Bomba E/Cucco Peña-Puerto Rico

Sa nuit d'etés/ Morten Lauridsen USA con piano

Lie lightly gentle earth/ Paul Chiara USA

It was a lover and his lass/Ward Swingle

Gloria y Credo de la Misa Tango de Martín Palmeri con piano y bandoneón

Arreglos:

Tangos con o sin bandoneón

Adiós nonino de A Piazzolla Arreglo Gustavo Maldino

La muerte del ángel A Piazzolla

Fuga y Misterio A Piazzolla

Tangatta A Piazzolla Arr Silvana Vallesi ,con piano y bandonéon(y guitarra?)

Carinhoso -Pixinguinha-Arr J de Barros/Brasil

Spirituals:

Elijah rock Arr Moses Hogan/USA

Wade in the water Arr Norman Luboff

CURRÍCULO

CORO UNIVERSITARIO DE MENDOZA de la UNCUYO

Dependente da Secretaria de Extensão da Universidade Nacional de Cuyo, este grupo foi criado em1965 pelo Maestro Felipe Vallesi, alma mater do organismo.Atualmente, e desde 1997, é dirigido pela Maestrina Silvana Vallesi, celebrando este ano seu 50º anivers;ario de intensa trajetória ininterrupta.

No exterior apresentou-se em importantes salas da Alemanha, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França. Grécia, hungria, Itália, México, Noruega, Paraguai, Suécia, Vaticano e Venezuela, sendo esta sua primeira visita à irmã República Federativa do brasil.

Obteve numerosos prêmios e reconhecimentos locais, nacionais e internacionais. Foram declarados Embaixadores do Povo e da Província de Mendoza pslo governo Provinvcial, e Embaixadores Culturais pela UNCUYO. É o primeiro e único coro de toda a América Latina premiado com o Grande Prêmio Europeu, mais importante concurso coral no nível mundial. Por seu trabalho e alto desempenho artístico o Senado da Nação Argentina lhe entregou, por unanimidade, a Menção Honrosa Domingo Faustino Sarmiento, “em reconhecimento à sua obra destinada a melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes, das instituições e das suas comunidades”.

Mais informações  em: www.corouniverstario.uncuyo.edu.ar

Siga-nos em: facebook.com/corouniversitariodemendoza