Concerto: Coro de Câmara Comunicantus

04/10/2014 18:30
O Coro de Câmara Comunicantus aprofunda seu conhecimento do repertório camerístico internacional com a presença do Maestro Philipp Amelung, da Universidade de Tübinben, Alemanha. No dia 4 de Outubro, às 18:30, na Sociedade Filarmônica Lyra, o Coro de Câmara Comunicantus, o mais novo projeto do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP, fará uma apresentação ao público com o resultado de uma semana de ensaios com o maestro convidado, além de apresentar obras do repertório coral brasileiro.

A iniciativa, coordenada pelo Professor Titular Marco Antonio da Silva Ramos, visa propiciar um intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha e, para os alunos que integram o coro, uma imersão em um dos mais significativos conjuntos do repertório camerístico internacional: o romantismo alemão. Com obras corais de Schubert, Schumann e Brahms cantadas em alemão, além de obras sacras de Mozart e Liszt, o maestro Amelung trabalhará, durante uma semana, as músicas previamente ensaiadas pelo Coro de Câmara, com preparação de dicção realizada pelo professor Dr. Ricardo Ballestero.

A primeira parte do programa, formada pelo repertório brasileiro, constitui-se de canções de Luciano Gallet, Breno Blauth, Osvaldo Lacerda e Heitor Villa-Lobos, além do moteto Cor Dulce, Cor Amabile, deste mesmo compositor, que o coro apresenta em uma nova edição, preparada pela musicóloga e professora Dra. Susana Cecilia Igayara, a partir dos manuscritos autógrafos do compositor, com diferenças significativas em relação à edição publicada em 1952.

A regência da primeira parte será dividida entre o maestro titular, Marco Antonio da Silva Ramos, que regerá as obras de Villa-Lobos, e o assistente Fred Teixeira, aluno do Doutorado em Performance na área de Regência Coral, que tem como objeto de estudo as obras seculares de Osvaldo Lacerda e faz, neste concerto, sua primeira apresentação vinculada ao projeto de pesquisa orientado pelo Professor Silva Ramos.

O Coro de Câmara Comunicantus vem ampliando sua experiência junto a renomados regentes internacionais, ao mesmo tempo em que se especializa na música brasileira. A partir de um contato com obras significativas do repertório coral para a formação camerística, a atividade vem proporcionando um forte crescimento da experiência musical do grupo na performance coral, representando o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP em importantes eventos artístico-acadêmicos e cumprindo, assim, com os objetivos iniciais de sua implantação.

O maestro Philipp Amelung iniciou sua carreira musical na infância, cantando no coro de meninos Tölzer. Estudou canto com Peter Petrov e regência com Helmut Hilling. É Diretor Musical Acadêmico na Universidade de Tübingen desde 2011, escolhido entre 140 candidatos.

A apresentação, a ser realizada na Sociedade Filarmônica Lyra, conta com o apoio da comunidade alemã ligada a esta entidade cultural, originada a partir de seu coral, um dos mais antigos em atividade em São Paulo (130 anos), por onde passaram importantes regentes como Martin Braunwieser, hoje regido por Marcia Hentschel e Munir Sabag (assistente).

Concerto: Coro de Câmara Comunicantus

Regência: 1ª parte: Marco Antonio da Silva Ramos e Fred Teixeira,
     2ª parte: Philipp Amelung

Dia 4 de Outubro de 2014, às 18:30
Local: Sociedade Filarmônica Lyra
Rua Otávio Tarquínio de Souza, 848
Brooklin Novo, São Paulo.
Ingressos no local: R$10,00 e R$5,00 (meia).
Capacidade do Auditório: 250 lugares.