Comunicados

Alterações no Plano USP

A direção da ECA comunicou, em 17 de novembro, que:
A atualização do GT para a Elaboração do Plano de Readequação do Ano Acadêmico de 2020 (GT PRAA-2020) (nono documento) suspende o caráter compulsório do retorno ao trabalho presencial na Universidade de São Paulo até que a evolução do quadro epidemiológico volte a se apresentar com clareza e segurança.
 
25.11.2020
 
 

O novo Plano USP e as bibliotecas

A partir de hoje, 9 de novembro, os funcionários da USP estão voltando ao trabalho presencial, ainda de forma parcial, mas compulsória. Apenas 20% do pessoal estará presente, em esquema de revezamento.

Nesta fase, o Plano USP para retorno gradual das atividades presenciais não prevê a reabertura das bibliotecas, autorizando apenas o atendimento mediante agendamento.

Nossa biblioteca, entretanto, que passou por uma reforma de suas instalações durante a pandemia, ainda não tem condições de implantar um esquema de empréstimos e devoluções. Para tanto, será necessário concluir as instalações elétricas e realizar ajustes no leiaute do espaço, de forma a garantir a biossegurança de funcionários e usuários. Avisaremos pelo nosso site e perfis nas mídias sociais quando tudo estiver pronto.

Por enquanto, continuaremos atendendo remotamente. Nossos treinamentos para acesso a fontes de informação, normalização, uso de gerenciadores de referências, dicas de preenchimento do Lattes e do ORCID, e outros assuntos nos quais a gente pode ajudar, continuam sendo oferecidos pelo Google Meet. Basta marcar por este link: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/treinamentos

Todos os empréstimos realizados antes da Biblioteca fechar foram renovados para dia 11 de janeiro, com exceção daqueles que já estavam em atraso no dia 16 de março. Os usuários que preferirem entregar o material podem utilizar nossa caixa de devoluções 24 horas, localizada no saguão de entrada do prédio central da ECA.

Não se esqueçam de consultar nossa página Recursos Online, na qual explicamos como localizar artigos acadêmicos e outros materiais, além de indicarmos links para tutoriais e textos informativos sobre o assunto.

Dúvidas? Basta nos enviar e-mail para ecabiblioteca@usp.br. Responderemos rapidamente.

9.11.2020

Empréstimos renovados até 11 de janeiro (novo prazo)

Os empréstimos foram renovados mais uma vez. O novo prazo é 11 de janeiro. Acompanhem nossas notícias pelo site e redes sociais da Biblioteca da ECA.

Não há previsão para reabertura da Biblioteca, nem para retomada do serviço de empréstimo

atualizado em 09. 11.2020

Biblioteca da ECA continua fechada

O Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais não prevê a reabertura das bibliotecas, embora permita, em alguns casos, a implantação de sistemas de empréstimo agendado em horários restritos. A Biblioteca da ECA, em respeito à segurança de todos durante a pandemia não vai adotar esse sistema. Reproduzimos abaixo o ofício da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica que esclarece a questão.

Ref.: 2020082631000225 / Secretaria

Prezados(as) Senhores(as), 
 
Esperamos que esta mensagem encontre todos(as) com boa saúde e seguros(as)!

Considerando o "Plano USP para o retorno gradual das atividades presenciais", gostaríamos de ressaltar as cinco determinações do GT que elaborou o documento:

 
 

Observando os itens 1, 3 e 4, sugerimos que:

- o empréstimo de obras pode ser considerado apenas no campus da Capital, por enquanto, pois está na fase B do Plano USP (amarela do "Plano SP do Governo do Estado de São Paulo").  Lembramos que o empréstimo de livros expõe discentes, docentes e servidores das Bibliotecas a contaminação pelo novo coronavírus  (grifo nosso) e são antagônicos a premissa basilar que “fundamenta-se no princípio de proteção e preservação da saúde e da vida.” Portanto, sugerimos o atendimento virtual como prioridade;

- caso algumas Bibliotecas tenham alguma excepcionalidade que exija efetuar empréstimos como, por exemplo, as envolvidas com pesquisas sobre SARS-CoV-2, sugerimos seguimento ao Plano USP e as “Diretrizes propostas para o funcionamento das Bibliotecas da USP no período pós-quarentena da pandemia de COVID-19”, versão preliminar, encaminhadas nos arquivos anexos a este e-mail;

- cabe ressaltar que o retorno parcial das atividades de atendimento deve ser balizado no Plano USP e é da alçada dos Dirigentes das Unidades e Órgãos, como explanado pelo Magnífico Reitor. 

Mantemo-nos à disposição.
 
Cordialmente, 

Prof. Dr. Jackson Cioni Bittencourt
Presidente
Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica
Universidade de São Paulo

27.08.2020

 

Bibliotecas da USP permanecem fechadas

Recebemos da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica - AGUIA, ofício relembrando as determinações da Reitoria da USP em relação ao atendimento presencial, que reproduzimos aqui:

Ref.: 2020070731000218 / Secretaria

Prezados(as) Senhores(as), 

 Esperamos que esta mensagem encontre todos(as) com boa saúde e seguros(as)!

Retransmitimos mensagem sobre o atendimento presencial nas Bibliotecas e reproduzimos o item IV do Plano de readequação para o ano acadêmico 2020 1 (PRAA-2020) - Documento de no 2

"IV. Ambientes com potencial de aglomeração devem permanecer fechados

Devem permanecer fechados ao público interno e externo os seguintes ambientes/órgãos:

a. Restaurantes;

b. Bibliotecas;

c. Centros Esportivos;

d. Centro Culturais;

e. Auditórios e anfiteatros;

f. Demais ambientes internos com potencial de aglomeração, a juízo do Dirigente."

Mantemo-nos à disposição.

 Cordialmente,

  Prof. Dr. Jackson Cioni Bittencourt
  Presidente
  Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica
  Universidade de São Paulo
  atendimento@aguia.usp.br

 

 

07.08.2020

 

Atendimento remoto

A Biblioteca da ECA oferece atendimento remoto pelo Google Meet. Para conversar com nossos bibliotecários, agende um horário pela nossa página de treinamentos (link abaixo), ou entre em contato conosco por e-mail. Os docentes da ECA também podem solicitar nossa participação em aulas ou reuniões.

http://www3.eca.usp.br/biblioteca/servicos/treinamentos

Não há previsão para reabertura da Biblioteca, nem para retomada do serviço de empréstimo.

08.07.2020

Suspenso temporariamente o recebimento de doações

Devido ao cenário atual, provocado pela pandemia de COVID-19, o recebimento de doações para o acervo da Biblioteca está suspenso por tempo indeterminado. 

20.05.20

Programa de Apoio às Publicações 

Foi adiado o prazo para submissão de propostas ao edital do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP. As propostas podem ser encaminhadas agora até 1º de junho.
http://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=4190

20.05.20

Coronavírus - novas medidas

Seguindo as determinações do decreto de estado de calamidade pública, a Reitoria da USP implantou novas restrições às atividades da Universidade. Por questões de segurança, suspenderemos a coleta dos livros depositados em nossa caixa de devoluções 24 horas. Pedimos a todos os usuários que aguardem a reabertura da Biblioteca da ECA para devolver material que estiver em seu poder. Não haverá punições por atraso referentes aos dias em que a Biblioteca estiver fechada. Atrasos anteriores serão considerados, para efeito de suspensão, apenas até o dia 16 de março deste ano.

23.03.2020

Coronavírus - fechamento da Biblioteca da ECA

Diante do quadro de agravamento da pandemia COVID-19, as aulas em toda a Universidade de São Paulo estão suspensas. A partir de amanhã, 17 de março, a Biblioteca da ECA estará fechada ao público.

Apenas a devolução de livros será mantida, de acordo com recomendação da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e autorização do diretor da ECA. Para tanto, está disponível nossa caixa de devoluções 24 horas, na entrada do prédio central da ECA.

Todos os empréstimos tiveram sua data de devolução adiada para dia 22 de abril, exceto aqueles que já estavam atrasados no dia de hoje.

Vamos divulgar informações, pelas redes sociais, sobre acesso a recursos online. Em caso de emergência ou dúvidas sobre essas orientações, entre em contato conosco pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br.
Sentimos muito.
Voltaremos!

16.03.2020

TCCs - Procedimento para enviar

Os trabalhos de conclusão de cursos de graduação (ou equivalentes) da ECA são encaminhados à Biblioteca pelos Departamentos - não diretamente pelos autores. O procedimento, definido pela Comissão de Graduação da ECA, é o seguinte:

1. Após a defesa, a banca recomenda (ou não) a inclusão do trabalho no acervo da Biblioteca

2. A lista dos trabalhos cuja inclusão no acervo for recomendada pela banca será enviada pelo Departamento, à Comissão de Graduaçã, para homologação.

3. A Comissão de Graduação homologa, em reunião, a lista de trabalhos.

4. O Departamento envia à Biblioteca os trabalhos recomendados, acompanhados pelo ofício com a homologação da Comissão de Graduação. 

5. Os TCCs serão catalogados e inseridos, pela equipe da Biblioteca, na Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP (BDTA).

6. O aluno poderá solicitar à Comissão de Graduação que seu trabalho não fique disponível na BDTA. A decisão será da Comissão de Graduação.

Vejam aqui o ofício da Comissão de Gradução.

 

Devolução de exemplares excedentes de teses

Antes da criação da Biblioteca Digital de Teses da USP era obrigatório encaminhar para a Biblioteca da ECA dois exemplares de cada trabalho, para que um deles pudesse circular normalmente. Hoje, quando a versão eletrônica está disponível, não é mais necessário manter 2 exemplares impressos no acervo. Por esse motivo, estamos oferecendo aos autores um dos exemplares de trabalhos que se enquadram nessa situação. Os interessados em recuperar seu material devem se entrar em contato com a Seção de Aquisição da Biblioteca até 21.12, 2017, pelo e-mail ecabiblioteca.aquisicao@usp.br ou pelo telefone: (11) 3091.4017

Veja aqui a lista completa dos trabalhos disponíveis.

8 de novembro de 2018

ATENÇÃO: Prazo prorrogado (comunicado atualizado em 24.06.2019)

Arquivo Miroel Silveira

O Arquivo Miroel Silveira, que desde 1988 estava sob a guarda da Biblioteca da ECA, foi enviado ao Arquivo do Estado no último dia 4.10.2018. Formado por processos de censura prévia ao teatro, de 1930 a 1970, oriundos do serviço de censura da Divisão de Diversões Públicas do Estado de São Paulo (DDP/SP), o acervo permaneceu na ECA enquanto foi objeto de um Projeto Temático apoiado pela FAPESP, coordenado pela profa. Maria Cristina Castilho Costa. Concluído o projeto, que previa higienização, catalogação, conservação e digitalização dos documentos, a ECA/USP cumpriu o compromisso de restituir o acervo ao Arquivo do Estado, que dará continuidade ao processo de digitalização do material.

Para consultar as peças que foram digitalizadas na ECA, entrar em contato com:

Jacqueline Pithan - Obcom  (sala 5, térreo prédio central da ECA)

das 14 às 17h - (11) 3091.1607  - jpithan@usp.br

http://www2.eca.usp.br/ams/

A totalidade do acervo poderá ser consultada no Arquivo do Estado de São Paulo., nos seguinte local e horário: salão de consultas do APESP, no 1º andar do prédio principal, na Rua Voluntários da Pátria, 596, em Santana (ao lado do metrô Portuguesa-Tietê). De 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 9h00 às 17h00, com pedido de documentos até às 16h00. Mais informações podem ser obtidas pelo email:consulta@arquivoestado.sp.gov.br

Busca no acervo

http://icaatom.arquivoestado.sp.gov.br/ica-atom/index.php/diversoes-publicas;isad 

Sobre o Museu Nacional

A equipe da Biblioteca da ECA/USP lamenta profundamente o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, perda irreparável para a história e a cultura brasileiras. Nós, que diariamente trabalhamos numa biblioteca, sabemos o quanto são importantes e frágeis os acervos que guardamos. Nenhum acervo de museu, biblioteca ou arquivo está livre do risco de destruição pelo fogo ou pelo abandono se não for prioridade real e absoluta das instituições que os mantêm. Destruição é para sempre. Cuidemos do nosso patrimônio.

04.09.2018

Dados para o Guia do Estudante

O Departamento Técnico do SIBi informa os dados oficiais das bibliotecas da USP para o
Tendo em vista solicitações recebidas de coordenadores de curso da USP visando fornecer informações para o Guia do Estudante da Editora Abril.

- Número de bibliotecas no Campus/Campi USP: 48

- Volumes (exemplares) a que os alunos têm acesso, considerando todas as bibliotecas pelas quais ele pode circular (no caso de haver mais de uma): 19387400

- Títulos a que os alunos têm acesso, considerando todas as bibliotecas pelas quais ele pode circular (no caso de haver mais de uma): 6624494

Os alunos têm acesso a periódicos especializados (na forma impressa ou virtual)? Sim

- Quantos títulos estão disponíveis aos alunos (use números aproximados caso não tenha o valor exato): 154409

 
(informações recebidas por e-mail)

29.03.2018

 

Redução de horário a partir do dia 01 de agosto

Devido à implantação do controle eletrônico de frequência, os funcionários do período noturno estão impedidos de terminar seu expediente após as 22 horas, pois isso obrigaria a Universidade a pagar o adicional noturno.

Na prática, nossos funcionários temm conseguido fechar a Biblioteca em média 5 a 10 minutos, após as 22 horas, para atender os últimos usuários em suas urgências. Com o novo sistema de controle de frequência, isso não será mais possível.

Por esse motivo, lamentamos informar que a Biblioteca passará a fechar às 21h45.

A mudança começa a valer a partir do dia 01 de agosto, quando retornam as aulas. Até lá, continuamos atendendo no horário da 8 às 19 horas.

Agradecemos pela sua compreensão.

25.07.2017

USPnet desativada

A USPNet foi desativada na ECA (em breve o será em toda a USP). O acesso à rede sem fio será feito apenas pela Eduroam. Por esse motivo, lamentamos informar que, no momento, não será mais possível a distribuição de senhas para visitantes.

Confiram as instruções para acesso enviadas pelo pessoal de informática da Escola (válidas apenas para usuários USP ou de instituições que tenham acesso à Eduroam):

Configuração manual

Configurações de Autenticação de Usuário:
O protocolo de autenticação é o EAP, escolher o tipo PEAP ou TTLS. Em sistema Android o TTLS funciona melhor.
Método de Autenticação é MS-CHAPv2.

Credenciais do usuário

Usuário: o número USP com o sufixo @usp.br (exemplo: 123456@usp.br).
Senha de acesso: corresponde à senha única de acesso ao USPdigital. É possível recuperar a senha em:
https://id.usp.br/senha-unica

Alguns sistemas operacionais conseguem detectar automaticamente as configurações de autenticação e por isso, na primeira vez que você for utilizar e configurar o eduroam, os formulários virão preenchidos com sugestões. Geralmente é suficiente aceitar essas sugestões e fornecer o seu número USP e a senha.

Configuração automática:
Utilize o link abaixo para fazer o download de executáveis que configurarão automaticamente o eduroam no seu dispositivo.
https://cat.eduroam.org/?idp=761

Links úteis:
http://eduroam.usp.br/
https://www.eduroam.org/

21.07.2017

 

Teses e dissertações sem versão eletrônica

A Biblioteca da ECA começou a fazer a submissão das teses e dissertações defendidas na Escola para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (BDTD/USP) em 2013. Alguns trabalhos, entretanto, não puderam ser cadastrados, pois os CDs depositados pelos alunos na Pós-Graduação apresentavam diversos tipos de problemas.

Os trabalhos impressos foram cadastrados no Banco de Dados Bibliográficos da USP e estão disponíveis para consulta ou empréstimo na Biblioteca, sem a versão eletrônica.

As teses e dissertações nessa situação são as seguintes:

Adriano Marcelo Cypriano (2015)  -  falta CD
Agenor Bevilaqua Sobrinho (2015)  -  CD com senha
Alexandre Siqueira de Freitas (2012)  -  falta CD; apenas 1 ex. da tese impressa.
Anderson Cavalcante Rei (2014)  -  falta CD
Carlos Eduardo Sandano Santos (2014)  - CD não abre
Cibele Roberta Sugahara (2011)  -  falta CD da versão corrigida
Cristina Marques Gomes (2012)  -  falta CD da versão corrigida
Daisy Alves Fragoso Galvão (2015)  -  não veio CD
Dalila Camargo Martins (2015)  -  CD  não abre
Diego Frank Marques Cavalcante (2015)  -  CD corrigido vazio
Fabiana Maria Silva (2012)  -  falta CD
Fernanda Carla Machado Oliveira (2013)  -  CD da versão corrigida não abre
Flávia Scheye Spirópulos (2014)  -  versão corrigida não abre
Laura Santana (2013)  -  CD não abre
Luciana Félix Macedo (2014)  -  CD não abre
Marcelo Moreira Berg (2015)  -  falta CD
Marcia Aparecida Ortegosa (2013)  -  falta CD
Márcia Prado Abujamra (2015)  -  não disponibilizar (resguardo)
Marcio Souza Martins (2012)  -  falta CD  original ou corrigida
Maria Everalda Almeida Sampaio (2014)  - CD não abre
Milena Szafir (2015)  -  falta CD
Rodrigo Severo dos Santos (2015)  -   não disponibilizar (resguardo)
Vanessa Sena Gabriel (2011)  -  falta CD
Wagner Passos de Souza Pinto (2014)  -  falta PDF da tese corrigida

27.09.2016