OBRAS DE RAVEL, MOZART e BRAHMS

31/08/2015 18:00

RECITAL DE VIOLINO E PIANO

ULLA BENZ, violino

TAMÁS KÉRY, piano

 

 

OBRAS DE RAVEL, MOZART e BRAHMS

 

Auditório Olivier Toni – Departamento de Música

Dia 31 de agosto

Horário: 18h

 

 

 

Ulla Benz, ( Alemanha)

 

Ulla Benz recebeu suas primeiras aulas de violino aos 5 anos de idade. Depois de seus estudos com Zakhar Bron, Liana Issakadze e Werner Scholz nas universidades de música de Munich, Lübeck e Berlin, Alemanha, foi honrada com o Prêmio Cultural de Músicos Destacados da Alemanha e tem sido frequentemente convidada por vários festivais de música na Europa, Ásia e América do Sul.

Como spalla convidada de diferentes orquestras e como solista, Srta. Benz tem atuado com orquestras como Orquestra Filarmônica de Oslo (Noruega), Orquestra Filarmônica de Berlin, Orquestra de Câmara de Munich, Orquestra de Câmara da Georgia, Academia St. Martin in the Fields de Londres, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Orquestra Filarmônica de Asunción (Paraguai). 

Ulla Benz ensina como professora visitante no Conservatório Nacional de Música Edward Said em Jerusalém/Ramallah desde 2006 para a Fundação Barenboim Said, e como professora adjunta na Escola Yehudi Menuhin entre os anos 2007 e 2008.  Desde 2007 é professora de violino na Orquestra Juvenil Nacional Palestina na Orquestra West Eastern Divan.

Em 2009 realizou uma turnê com o pianista húngaro Tamás Kéry pela América do Sul, apresentando concertos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e foi convidade para ministrar master class na Universidade FUMEC de Música em Belo Horizonte e no Conservatório Superior de Música da Cidade de Buenos Aires “Astor Piazzolla”, Argentina.

Desde 2010, Srta Benz tem lecionado no Royal Northern College of Music de Manchester, Reino Unido.

Atualmente, desde 2012, Ulla Benz é professora de violino no Conservatório de Birmingham no Reino Unido e é convidada para participar como membro de juris em concursos de violino nacionais e internacionais. Entre seus alunos de violino estão vencedores de prêmios em concursos internacionais de violino. Ulla Benz também é médica dedicando interesse especial pela medicina para músicos e fisiologia musical.

 

 

 

 

Tamás Kéry, (Hungria)

 

Nasceu em Debrecen, Hungria. Estudou na Academia de Música Franz Liszt/Budapeste (1997-2003) com István Lantos, András Kemenes e Márta Gulyás e no Conservatório Superior de Música Franz Liszt/Weimar com Rolf-Dieter Arens e Thomas Steinhöfel. Depois estou em Munich com Vadim Suchanow (piano), Donald Sulzen e Rudi Spring (colaboração de Lieder). Participou de master class com Dimitri Bashkirov, Ferenc Rados, Emmanuel Kraszowsky, Gyôrgy Kurtág, Zoltán Kocsis, Jan Wijin, Piernarciso Masi, György Sebok, Alan Walker, Péter Frankl, Mikhail Woskresensky, Malcolm Bilson (etc).

Foi vencedor de vários concursos de piano e de música de câmara de seu país e reconhecido com prêmios por sua interpretação de música contemporânea. Atou no Festival Euro Musica Vitae em Växjö/Suécia em 2001, sob a direção dos maestros Péter Csaba, Frans Helmerson e Péter Frankl; no Festival Castle Concerts em Gödöllo (Hungria) em 2002 e no Festival Internacional de Música em Istanbul (2009). Na Alemanha e Hungria se apresentou como solista e em várias formações na Romênia, Itália, Espanha, França, Finlândia, Polônia, Paraguai e Argentina.

Foi solista com a Orquestra da Academia de Música Franz Liszt de Budapeste, com as Orquestras Filarmônica das Cidades de Debrecen, Szombathely e Szeged (Hungria),  Orquestra de Câmara Musica Vitae (Suécia), Collegium Noricum (Alemanha) e Orquestra Sinfônica da Cidade de Asunción (Paraguai).

Atualmente é professor da Academia de Música Franz Liszt de Budapeste.