Reconhecimento de projetos apoiados pela FAPESP

30/01/2019

Agência FAPESP – Todo pesquisador apoiado pela FAPESP assume o compromisso de fazer referência ao apoio da Fundação em todas as formas de divulgação de resultados de projetos realizados com Auxílio ou Bolsa. 

Incluem-se teses, dissertações, artigos, livros, resumos de trabalhos apresentados em reuniões e congressos científicos e páginas na internet, entre outras. A orientação está no Termo de Outorga e Aceitação de Auxílio e de Bolsas da FAPESP, assinado por pesquisadores e bolsistas. 

Além do nome da FAPESP, os pesquisadores apoiados devem indicar em cada publicação o número do processo a que se refere o apoio. A indicação deve ser de acordo com o seguinte modelo, que inclui o ano, o número do processo e o dígito: processo nº aaaa/nnnnn-d, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os artigos escritos em idioma estrangeiro deverão indicar o apoio da FAPESP em inglês do seguinte modo: grant #aaa/nnnnn-d, São Paulo Research Foundation (FAPESP).

No caso de publicações que não sejam sujeitas a revisão por pares os autores apoiados pela FAPESP devem garantir que em toda publicação de materiais (incluindo páginas na internet) – que resulte total ou parcialmente de Auxílio ou Bolsa – conste a seguinte declaração de responsabilidade: "As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP".

A menção do número do projeto nas publicações dos resultados de pesquisas apoiadas permite que a Biblioteca Virtual (BV) da FAPESP possa capturar automaticamente toda a produção científica proveniente de um determinado Auxílio ou Bolsa concedidos pela instituição e vinculá-la ao respectivo processo em sua base de dados, cujo acesso é público.

Dessa forma, é possível ter indicadores mais precisos para avaliar o impacto científico de cada projeto apoiado pela FAPESP e prestar contas de uma forma mais ampla para a sociedade.

A exigência de os pesquisadores reconhecerem o apoio é uma prática adotada tradicionalmente, não apenas pela FAPESP, mas também pelas principais agências de fomento à pesquisa no mundo, como a National Science Foundation dos Estados Unidos e o United Kingdom Research and Innovation. 

Mais informações: www.fapesp.br/to#7www.fapesp.br/8752#7 www.fapesp.br/8751#5.