Events

Select event type to filter by
« Thursday September 15, 2016 »
Thu

Serão selecionados projetos em três categorias: Festivais, Redes e espaços cênicos; coprodução de espetáculos e; residência e criação artística.

Em sua décima edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) ajuda à coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; e C) ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência.
As inscrições podem ser feitas por correio, ou online até do dia 30 de setembro de 2016.

Start: 01/08/2016 15:39
End: 15/09/2016 23:59

O objetivo é selecionar dez projetos de exposições de pequeno porte a serem realizadas nos espaços da Funarte em Brasília, São Paulo e Minas Gerais, que também deverão circular por outros estados brasileiros. As premiações variam de R$ 180 mil a R$ 250 mil.

Está aberta a chamada de artigos para o Dossiê Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, da Revista Quórum – Venezuela. O autor deve preencher e enviar a Carta de originalidade dirigida ao editor da Revista Quórum, Dr. César Bolaño, através do e-mail bolano.ufs@gmail.com; o artigo original deve ser identificado, contendo resumo curricular de quatro linhas.

A FAPESP anuncia a terceira chamada em 2016 do programa SPRINT - São Paulo Researchers in International Collaboration.

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada oferece, em termos competitivos, via chamada de propostas, recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até o dia 28 de outubro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida todos os dirigentes e líderes do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) para participarem do Censo 2016. O prazo para atualização de dados e inclusão de novos grupos vai até às 18 horas do dia 28 de outubro.

Start: 15/08/2016 14:44
End: 15/09/2016 23:59

Esta é a quarta edição de um concurso que oferece aos pesquisadores ativos no Brasil a chance de mostrar seu trabalho, bem como talento oral e criatividade, para membros da comunidade científica e do grande público, em um clima descontraído. O concurso é aberto aos pesquisadores de todas as nacionalidades e todos os campos de pesquisa (de mestrandos em diante).

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dará por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Com objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no País, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação, esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017.

Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de fevereiro de 2017 a 31 de julho de 2017

A Fapesp, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society, no Reino Unido, lançaram uma nova chamada de propostas.

A programação da 8ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2017 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa.

O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – é um programa que visa impulsionar a realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no país, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu inscrições para o edital do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2016. Serão selecionadas 45 partituras inéditas para compor o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada pela instituição em outubro de 2017.

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o Programa Banco do Brasil de Patrocínio. A Chamada Pública objetiva selecionar projetos e contemplá-los com cotas de patrocínio durante os anos de 2017 e 2018.
Podem participar pessoas jurídicas com projetos distribuídos nas seguintes áreas: ambiental, social, cultural e negócios.
O processo de seleção será feito em 4 etapas:

A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior, para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando à elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

A Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, localizado na Universidade de Notre Dame, destina-se a professores e pesquisadores com comprovada experiência na área. O candidato selecionado deverá passar um semestre acadêmico na instituição desenvolvendo pesquisa e ministrando cursos.
 

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Nos casos em que o bolsista é selecionado para treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses.

Requisitos

Este edital tem por finalidade apoiar a vinda de 30 Professores/Pesquisadores estrangeiros, com a finalidade de exercer atividades nos Programas de Pós-Graduação da USP.
A  Pró-Reitoria de Pós-Graduação  contemplará  os  programas  de  pós-graduação da USP apoiados pelo PROAP, com recursos financeiros aprovados pela CAPES para a Pró-Reitoria em 2015/2016 (Convênio 817757/2015 • CAPES·PROAP).

Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição de número 47, primeiro semestre de 2017, e número 48, segundo semestre de 2017, que conterão, além da seção destinada aos artigos, os seguintes dossiês:

Número 47 (primeiro semestre de 2017)
Dossiê: Novas cartografias do cinema e da produção audiovisual

Com o objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Requisitos
Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;

Objetivo: Apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

A presente Chamada tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa de excelência, inovadoras e criativas, nos temas elencados nas Linhas de Pesquisa, com foco em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. As propostas devem apresentar abordagem multi e interdisciplinar, com vistas a aportar novos conhecimentos sobre os referidos temas e a fornecer contribuições efetivas para solução de problemas nacionais.

Start: 15/09/2016 12:30

O Laboratório de Música de Câmara (LAMUC), coordenado pelo professor Michael Alpert, do Departamento de Música (CMU), se apresenta no dia 15 de setembro no Instituto de Química. No programa obras de Charles Auguste de Bériot, Cláudio Santoro, Waldemar Henrique, César Guerra-Peixe, Johann Sebastian Bach e Steve Reich.