Programa Looking China permite a produção de documentários por estudantes; veja os filmes feitos por alunos do CTR

04/11/2019 16:00
04/11/2019 18:00

Sessão especial no CTR reúne 14 curtas realizados por alunos do departamento sobre o país asiático e contará com a presença de representantes do programa e da Cônsul Geral da China

 

Promover a cultura chinesa é o objetivo do programa Looking China, da Universidade Normal de Pequim. Desde 2009, o programa busca anualmente 100 estudantes do mundo todo para irem até o país explorar as nuances do audiovisual e realizar um grande desafio: a produção de um documentário de dez minutos. Detalhe: o tempo para realizar a filmagem, edição, finalização e todas as outras etapas da produção é de apenas 16 dias. 

Os alunos do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) participam do programa desde 2016. Em média, três a quatro alunos vão para a China anualmente, com todas as despesas pagas. Além da rica experiência cultural, são beneficiados também com a oportunidade de aumentar seu portfólio por meio da realização do documentário. 

Os 100 selecionados são divididos em grupos de dez e vão para diferentes lugares da China para realizar o filme. Um tema amplo é escolhido e dentro dele, mais dez subtemas também genéricos podem ser eleitos pelos alunos. Os estudantes estrangeiros formam pares com estudantes chineses e a partir daí têm 16 dias para produzir o documentário, orientados por um docente. 

A professora Cecília Antakly de Mello, responsável pelo convênio com a Universidade Normal de Pequim, é uma das supervisoras desde 2018. “É um programa muito interessante. É um desafio para os alunos que participam, mas é também uma grande oportunidade.”

No dia 4 de novembro, a partir das 16h, o CTR realiza a Sessão Looking China, uma mostra dos 14 documentários realizados por 13 alunos do departamento. Estarão presentes o diretor do programa Looking China, professor Austin Luo, a produtora executiva Rebecca Yang, o produtor Hu Zhifei e a Cônsul Geral da China, Chen Peijie.

O evento é gratuito e aberto para a comunidade externa. 

Veja o teaser abaixo: 

 

 

Serviço:
Sessão Looking China 
Data: 4 de novembro
Horário: 16h
Local: Auditório A, 1º andar - CTR (Prédio 4)