CELACC e Colabor promovem conversa com a escritora ruandesa Scholastique Mukasonga

13/11/2019 14:30
13/11/2019 17:00

Autora falará sobre literatura e temas relacionados aos conflitos étnicos em seu país de origem 

 

Na próxima quarta, 13 de novembro, acontece no Auditório Freitas Nobre a partir das 14h30 uma conversa com a premiada escritora Scholastique Mukasonga. Nascida em Ruanda em 1956, a autora passou parte de sua vida no Burundi, onde se formou assistente social, e desde o início dos anos 90 mora e trabalha na França. Mukasonga emigrou para a Europa após perder vários membros de sua família, incluindo seus pais, durante o genocídio da etnia Tutsi, que vitimou cerca de 1 milhão de pessoas em apenas cem dias. 

Ao longo dos últimos quinze anos, Mukasonga teve seus livros publicados pela prestigiosa editora francesa Gallimard. A autora permaneceu praticamente desconhecida do público brasileiro até 2017, quando Nossa Senhora do Nilo (publicado originalmente em 2012) e A Mulher de Pés Descalços (2008) foram lançados na Festa Literária de Paraty. Em 2018 foi publicada a edição brasileira de seu romance autobiográfico Baratas (2006), em que Mukasonga revisita memórias da infância e adolescência em meio ao agravamento dos conflitos étnicos que vitimariam sua família anos mais tarde. 

Scholastique Mukasonga. Foto: divulgação / Celacc

O bate-papo com a autora é organizado pelo professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e pela professora e pesquisadora Rosane Borges, vinculada ao CELACC e ao Colabor. 

Gratuita, a atividade é aberta ao público em geral e não necessita de inscrição prévia. 

 

Serviço: 

Conversa com a escritora Scholastique Mukasonga 

Data: 13 de novembro

Horário: 14h30

Local: Auditório Freitas Nobre, Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) - Prédio 2