Concerto com a cantora lírica Kindra Scharich e o pianista Ricardo Ballestero

09/10/2019 12:30
09/10/2019 13:30

A ECA promove no dia 9 de outubro, quarta-feira, às 12h30, mais um concerto da Série Internacional de Música (SIM-USP). A cantora lírica Kindra Scharich se apresenta ao lado do pianista e professor da USP Ricardo Ballestero em concerto gratuito e aberto ao público na Sala de Música Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). O repertório inclui obras de quatro compositores: Robert Schumann, Aaron Copland, Camargo Guarnieri e Alberto Ginastera.

Elogiada pela crítica americana por sua “vitalidade exuberante” e “precisão técnica destemida”, Kindra Scharich é mezzo-soprano e já apresentou mais de 200 canções em 12 idiomas diferentes. No mundo da ópera, já atuou em mais de 30 papeis diferentes e, mais recentemente, integrou o espetáculo Today it Rains, de Laura Kamisky, com a Ópera Parallèle, e Breaking the Waves, com a West Edge Ópera. No concerto na USP, Scharich se reúne novamente com Ricardo Ballestero, com quem já se apresentou em turnê pelo Brasil em 2016. Ballestero é professor do Departamento de Música (CMU), onde leciona repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara.

O repertório inclui composições de Schumann e Camargo Guarnieri em concerto gratuito na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Foto: Jiyang Chen

A Série Internacional de Música USP (SIM-USP) promove concertos com convidados internacionais de destaque no cenário musical em apresentações solo ou em parceria com artistas brasileiros. Os concertos são mensais e acontecem até o mês de novembro na Sala Villa-Lobos da BBM. O programa traz canções de compositores clássicos e conhecidos do público, como Stravinsky, Vivaldi, Bach, Camargo Guarnieri, Schumann, Ravel e Beethoven, entre outros artistas.

A série é uma iniciativa da ECA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, do Istituto Italiano di Cultura, do Consulado da Hungria, da Embaixada da Áustria, do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo, do Institut Français e da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

A curadoria é do pianista Eduardo Monteiro e da clarinetista Mônica Lucas, ambos professores do Departamento de Música da ECA-USP.

Serviço:
Série Internacional de Música USP – Kindra Scharich e Ricardo Ballestero
Data: 9 de outubro
Horário: 12h30
Próximas datas: 18 de outubro e 6 de novembro, às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)