Cotas e Permanência: a luta por uma Universidade Pública

28/05/2018 17:30
28/05/2018 20:30

A Comissão de Direitos Humanos da ECA, em parceria com o DCE Livre da USP, o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC), o Coletivo Opá Negra, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro e os projetos Redigir e Diversidade na ECA promovem na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, um debate sobre a importância das cotas e da luta pela permanência estudantil. O evento acontece na sala da Congregação da ECA, às 17h30, no 1º andar do Prédio Central.

Em 2018, a USP recebeu sua primeira turma de estudantes que ingressaram por cotas sociais e étnico-raciais. Segundo a organização do evento, o objetivo é discutir e potencializar as medidas de permanência desses estudantes, tais como as bolsas, moradia e alimentação, fundamentais para que possam ingressar e concluir seus estudos na Universidade.

Participa do encontro a cineasta Carol Rodrigues, formada em Ciências Sociais pela UNICAMP e em Audiovisual pela ECA, diretora e roteirista contemplada em 2014 pelo edital Curta-afirmativo para a produção do filme A boneca e o silêncio, realizado em seu período de participação da luta pelo empoderamento negro na Universidade. Carol é também parceira da web série Empoderadas, criadora do site Mulheres Negras no Audiovisual Brasileiro e integrante da equipe de roteiro nas séries Escola de Gênios e na terceira temporada de 3%, primeira produção brasileira da Netflix.


Programação do debate inclui a exibição do curta A boneca e o silêncio, de Carol Rodrigues. Foto: Divulgação

Também participam do debate: Manuela Thamani, graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA, com trabalho sobre comunicação e educação com ênfase na intersecção entre identidade de gênero, raça e classe; Maria Luiza Nogueira, integrante do Coletivo Opá Negra e graduanda de Relações Públicas na ECA, e o professor Ivan Siqueira, docente no Departamento de Informação e Cultura (CBD), coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro e integrante da Comissão de Direitos Humanos da ECA.

Serviço:
Cotas e Permanência: a luta por uma Universidade Pública

Data: 28 de maio
Horário: 17h30
Local: Sala da Congregação - Prédio Central (Prédio 1)