Debate sobre o cineasta português Manoel de Oliveira com Jacques Parsi

13/06/2018 18:00
13/06/2018 20:00

No dia 13 de junho, acontece o debate Troca de olhares sobre Manoel de Oliveira: um encontro com Jacques Parsi, no Auditório B do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). A atividade está sendo organizada pelo grupo de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica (HECC) e terá início com a projeção do filme O dia do desespero (1992), às 18h.

A conversa será a respeito das colaborações de Jacques Parsi com o cineasta português Manoel de Oliveira a partir de uma de suas obras, O dia do desespero. Parsi descobriu o cinema de Manoel de Oliveira em 1978, enquanto professor de francês na Faculdade de Braga. “Digamos que eu dê conselhos a Oliveira e que ele os ouça ou não. Essa definição nebulosa praticamente expressa meu relacionamento com ele, que é ao mesmo tempo límpida e turva”, afirma Parsi.

Parsi é professor de Letras Modernas na Universidade de Braga (Portugal). Foi colaborador de Manoel de Oliveira e é autor de artigos sobre a obra do cineasta. Também participarão do debate Pedro Maciel Guimarães, professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da UNICAMP, Carolin Overhoff Ferreira, professora do curso de História da Arte da Unifesp, Mateus Araújo, docente do CTR da ECA, e Maria Chiaretti, pesquisadora e programadora de cinema que fará a mediação.

Serviço:
Debate Troca de olhares sobre Manoel de Oliveira: um encontro com Jacques Parsi
Data: 13 de junho
Horário: 18h
Local: Auditório B - CTR (Prédio 4)