"Diversidade em Ciência" discute a construção da identidade negra a partir do cabelo

19/11/2016 14:00

O Diversidade em Ciência deste sábado, 19 de novembro, recebe a pesquisadora Nádia Regina Braga dos Santos, especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC-USP).

Durante a entrevista, Nádia Braga irá falar sobre as construções subjetivas e simbólicas do cabelo da mulher negra. A análise é resultado da pesquisa desenvolvida por ela na especialização do CELACC-USP, que teve como título/tema “Do black power ao cabelo crespo: a construção da identidade negra através do cabelo”.

                      
                      Professor Ricardo Alexino e a entrevistada Nádia Braga

Nádia Braga faz uma longa incursão das representações simbólicas do cabelo seja como narrativas mitológicas na antiguidade envolvendo os mitos Medusa, Iemanjá, as lendas das sereias e os contos infantis como Rapunzel e outros até à contemporaneidade em que o cabelo da mulher negra é tido por ela como gesto político e de empoderamento.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentação aos sábados, às 14h. Tem direção e apresentação do professor Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e operação de áudio de João Carlos Megale. A gravação é feita nos estúdios do CCA, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou também na página da Rádio USP.