"e-Infocomunicação: paradigmas e aplicações"

01/10/2014 18:30
01/10/2014 21:30

No dia 1 de outubro, a professora Brasilina Passarelli, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CDB) e Coordenadora Científica da Escola do Futuro, lança o livro e-Infocomunicação: paradigmas e aplicações, coletânea organizada em parceria com Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos, ambos do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação - CETAC.MEDIA (Aveiro, Portugal). O evento ocorre na Livraria Cultura, às 18h30.
 

A temática central da obra enquadra-se na área das Ciências da Informação e da Comunicação (CIC), campo interdisciplinar que na França já tem um perfil de vinculação acadêmico-institucional e um recorte epistemológico consolidados, ainda que em risco de cristalização. Em outros países, como Portugal e Brasil, aparece mais como um projeto em devir.

Numa primeira parte, apresentam-se os fundamentos que sustentam a transição paradigmática em que se vê envolvida a área das CIC e explicitam-se conceitos fundamentais e identitários desta mesma área do saber. Na segunda parte, apresenta-se uma série de textos que ilustram as manifestações atuais e emergentes da infocomunicação digital e seus impactos na vida social e dos indivíduos que, num processo dinâmico e progressivo, vão sendo envolvidos pelas literacias emergentes que as tecnologias potenciam e promovem.

 

Data: 1 de outubro
Hora: 18h30 às 21h30
Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073