M O S T R A R E S P O S T A - VI Mostra da Escola de Arte Dramática (EAD)

16/02/2019 21:00
22/02/2019 23:00

A Escola de Arte Dramática (EAD) promove entre os dias 16 e 22 de fevereiro a M O S T R A R E S P O S T A, com apresentações no Teatro Laboratório e no Prédio de Artes Cênicas. Em sua sexta edição, a programação da mostra inclui exibição de espetáculos produzidos no ano passado pelos alunos da EAD e mesa de debates. A entrada é gratuita, com abertura da bilheteria sempre uma hora antes do início do espetáculo. 

Entre as apresentações, a Turma 68 da EAD promove a peça Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias no dia 16, sábado, às 21h, na Sala Alfredo Mesquita. A montagem-processo foi baseada na obra do dramaturgo Matéi Visniec, de mesmo título da peça. A história trata, por meio de uma conversa cotidiana, de assuntos da condição humana, como sentido da vida e da morte, o valor das pessoas e das coisas, a tensão entre indivíduo e sociedade, enquanto uma guerra reverbera as relações sociais.


Turma 68 da EAD apresenta a peça Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias, de Matéi Visniec. Foto: Binho Cidral

Com direção de Cristiane Paoli Quito e preparação corporal de Tarina Quelho, Idiotxs Magníficxs é resultado do estágio da Turma 66, que participou de uma preparação de três meses de pesquisas sobre o universo do palhaço, a composição no espaço com a dança e a improvisação. Criação em tempo real frente ao público, o espetáculo transforma-se em um jogo de improvisação de teatro/dança, que "tem no palhaço sua lógica, seus caminhos, suas inadequações, suas reflexões, suas levezas e contradições, com brilho no olhar", de acordo com a sinopse da peça.

Com a direção e dispositivo de cena de José Fernando Peixoto de Azevedo, a Turma 69 da EAD  apresenta, no dia 18, a peça Panfleto Capitu - Estudos de cena. A sinopse apresenta a proposta do grupo: "em jogo, os atores mobilizam interrogações ao texto de Machado de Assis, Dom Casmurro, atravessando a metáfora do ciúme até ver, nela, a dissimulação de uma violência estrutural definidora de um inconsciente escravocrata e patriarcal que até hoje rege as dinâmicas de nossa sociabilidade".

No dia 20, às 21h, acontece a mesa de debates Corpos dissidentes no mercado de trabalho. Estratégias para tomar de assalto nossos lugares por direito, na Sala Miroel Silveira.

A programação completa está disponível aqui.

Serviço:
M O S T R A R E S P O S T A - VI Mostra da EAD 
Data: 16 a 22 de fevereiro
Horário: sábado e domingo, às 21h, segunda, às 16h, 19h e 21h; de terça a sexta-feira, às 21h
Local: Salas 21 e 25 - Prédio das Artes Cênicas (Prédio 7) e Salas Alfredo Mesquita e Miroel Silveira - Teatro Laboratório (Prédio 8)