ECA Debate: Questões raciais na contemporaneidade e suas conexões com a Universidade

04/11/2020 17:00
04/11/2020 19:00

No mês da Consciência Negra, pesquisadores da ECA e professora da EACH falam sobre o impacto das questões raciais nas Universidades

 

A ECA promove no dia 4 de novembro, quarta-feira, às 17h, o debate on-line Questões raciais na contemporaneidade e suas conexões com a Universidade. Ivan Siqueira, professor do Departamento de Informação e Cultura (CBD) e pesquisador na área de cultura afro-brasileira, conversa com os professores Ricardo Alexino Ferreira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e Gislene Aparecida Santos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), sobre como a Universidade vem sendo impactada por questões raciais e como ela pode contribuir nesse debate. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube.

Pesquisador na área de ciência da informação, Ivan Siqueira é o atual presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Ricardo Alexino Ferreira é jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com a pesquisa Olhares negros: Estudo da percepção crítica de afro-descendentes sobre a imprensa e outros meios de comunicação. Hoje, é professor do curso de Jornalismo e apresentador do programa Diversidade em Ciência, da Rádio USP, em que fala sobre divulgação científica, direitos humanos e ciências das diversidades. Gislene Aparecida Santos é professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social e do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos. Atualmente é coordenadora do nPeriferias, grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP que propõe estudos e trabalhos de impacto social em regiões periféricas. 

 


Opa Negra: coletivo formado por estudantes negros e negras da ECA. Foto: Reprodução/Facebook

 

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reunem pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. Os encontros acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17h, no canal da ECA no Youtube. Entre os temas previstos estão o impacto da pandemia nas artes plásticas, arte e tecnologia, a cobertura da imprensa sobre a covid-19, a expansão do streaming e o impacto da pandemia no setor cultural.

Após a realização, todos os encontros ficarão disponíveis no canal da ECA no Youtube.

Serviço:
ECA Debate – Questões raciais na contemporaneidade e suas conexões com a Universidade

Data: 4 de novembro, quarta-feira
Horário: 17h
Transmissão ao vivo no Canal da ECA no Youtube