ECA Debate: Teatro remoto e presença virtual

21/10/2020 18:00
21/10/2020 19:00

Ainda há teatro quando ator e público estão distanciados temporal e espacialmente? É o que respondem os artistas Cibele Forjaz, Georgette Fadel e Gabriel Villela em nova edição da série ECA Debate

 

A ECA promove no dia 21 de outubro, quarta-feira, às 18h, o debate virtual Teatro remoto e presença virtual. Luiz Fernando Ramos, professor do Departamento de Artes Cênicas (CAC), conversa com os encenadores Cibele Forjaz, Georgette Fadel e Gabriel Villela sobre as experiências de teatro virtual que surgiram nos últimos meses devido à pandemia de covid-19 e sobre as perspectivas para a reabertura dos teatros com a flexibilização da quarentena. O evento integra a série ECA Debate e terá transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube.

Cibele Forjaz é diretora e iluminadora teatral, diretora artística do grupo de teatro Cia. Livre, pesquisadora em Artes Cênicas e professora do Departamento de Artes Cênicas (CAC). Durante a quarentena, colaborou com a artista Lu Favoreto na performance LÁ, onde a gente dançava sobre espelhos para o projeto #EmCasaComSesc.

Diretor de teatro, cenógrafo e figurinista, Gabriel Villela é ex-aluno da ECA. Durante a quarentena, viu sua peça Romeu e Julieta, feita com o Grupo Galpão, ganhar versão on-line, disponível no Youtube. Atualmente, prepara nova montagem da peça Coriolano, com Malvino Salvador, que deve chegar aos palcos em 2021.

Atriz e encenadora da Cia São Jorge de Variedades, Georgette Fadel é formada na Escola de Arte Dramática (EAD) e no curso de Artes Cênicas da ECA. Participou, em maio, do projeto #EmCasaComSesc, com a interpretação do texto Terror e Miséria no Terceiro Milênio, de Bertolt Brecht. Pode ser vista ainda no longa-metragem Partida, de Caco Ciocler, lançado este ano em plataformas de streaming.

 

Cena da performance LÁ onde a gente dançava sobre espelhosCena da performance LÁ, onde a gente dançava sobre espelhos, colaboração entre Lu Favoreto e Cibele Forjaz. Reprodução/Youtube

 

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúne pesquisadores e pesquisadoras da USP e especialistas de diversas áreas para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade, que extrapolam a saúde e atingem as relações sociais, a cultura, as artes, a economia e a política. Os encontros da série ECA Debate acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, no canal da ECA no Youtube. Entre os temas previstos estão o impacto da pandemia nas artes plásticas, arte e tecnologia, a cobertura da imprensa sobre a covid-19, a expansão do streaming e o impacto da pandemia no setor cultural.

Após a transmissão ao vivo, todos os encontros ficarão disponíveis no canal da ECA no Youtube.

 

Serviço:
ECA Debate – Teatro remoto e presença virtual
Data: 21 de outubro, quarta-feira
Horário: 18h
Transmissão ao vivo no canal da ECA no Youtube