ECA promove seu primeiro congresso de ensino em comunicações, informação e artes

16/10/2019 08:00
18/10/2019 22:00

A ECA promove nos dias 16, 17 e 18 de outubro o 1º Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes. Com o tema Processos Criativos e Formação para a Cidadania, o evento visa fomentar reflexões em torno do ensino/aprendizagem sob múltiplos enfoques. A participação no congresso é gratuita e os interessados deverão efetuar a sua inscrição pela página do evento no site da ECA. 

A programação inclui conferências, sessões de apresentações de trabalhos, concertos e performance. Na abertura, o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, ministra a conferência Escuta e educação. Da Faculdade de Educação da USP, Marcos Ferreira-Santos ministra conferência no dia 17 e Marcos Neira participa do encerramento do evento, no dia 18, com a fala intitulada Pedagogia cultural, cidadania e saberes contra hegemônicos. A artista plástica Ana Maria Tavares e a pesquisadora Patrícia Moran falam sobre o ensino e a pesquisa em Artes.

Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP. Foto: Tatiana Ferro

A programação artística inclui o painel sonoro nos limites do silêncio e mais, do Laboratório de Criação e Performance Contemporânea e Grupo de Música Atual (GruMa) e a performance Incertezas, do Coletivo Telemusik, com Dudu Tsuda e Marcus Bastos. Um grupo de clarinetistas apresenta a Primeira leitura de uma canção apócrifa [sobre o 'LIED' de Luciano Berio], de Max Packer, doutor em música pela ECA, e composições de Chico Buarque, Tom Jobim e George Gershwin.

Outros institutos na USP já realizam congressos de ensino, mas a iniciativa é pioneira na ECA. “O objetivo é discutir as questões de ensino nas áreas de comunicação, informação e artes, de forma interdisciplinar”, diz Cibele Araújo, integrante da comissão organizadora e presidente da Comissão de Graduação da ECA. Com quase 200 trabalhos inscritos, os expositores serão divididos em grupos de trabalhos, sob seis eixos temáticos. O evento é indicado para alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes da USP e de outras instituições de ensino superior. 

Haverá emissão de certificados aos participantes.

Serviço:
1º Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes
Data: 16 a 18 de outubro
Horário: 9h às 22h
Locais: Teatro Laboratório - Prédio 8
             Auditório Lupe Cotrim e salas de aula - Prédio Central (Prédio 1)
             Auditório Freitas Nobre - CJE (Prédio 2)